sexta-feira, 30 de julho de 2021

Notícias

In:

Nova rodovia em rota turística do Litoral Norte de Alagoas será entregue no próximo verão

Por Luciana Buarque

Implantação da AL-101 Norte entre a Barra de Santo Antônio e a Barra do Camaragibe reduzirá o tempo de viagem de 50 para apenas 10 minutos. Foto: Ascom Setrand

Projeto prometido há décadas e nunca realizado por governos anteriores, o trecho da rodovia AL-101 Norte entre a Barra de Santo Antônio e a praia de Barra do Camaragibe, em Passo de Camaragibe, começa a ser implantado nos próximos dias. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (15) pelo governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e a obra será entregue à população no próximo verão. Com a nova pista, o tempo de viagem entre as duas localidades – que hoje dura 50 minutos – passará a ser de apenas 10 minutos.

A obra é fundamental para o desenvolvimento econômico e do turismo no estado, principalmente no Litoral Norte, uma das regiões mais procuradas pelos visitantes e por novos investidores. Com o novo trecho, de 13 quilômetros, o percurso entre a capital Maceió e as cidades da famosa Rota Ecológica de Milagres – Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras – será encurtado em 40 minutos e 35 km. O investimento é de R$ 21 milhões em recursos próprios do Estado.

O governador Renan Filho destacou que a obra reforça a infraestrutura local, necessária para a atração de novos negócios na região. “O Norte era a região mais esquecida de Alagoas e, ao mesmo tempo, é a região mais próspera do estado, no turismo, nesse momento. Quando você faz girar a roda do investimento público, ele atrai o investimento privado. O recurso privado não gosta de estar onde não há o [investimento] público, onde não há segurança, saúde, educação boa. Ninguém coloca seu recurso privado onde não há infraestrutura, principalmente em turismo”, disse.

O projeto de interligar as duas localidades já passou por diversas gestões, federais e estaduais, sob vários nomes, como Costa Dourada e Onda Azul. “Não havia, no passado, a coordenação entre a vontade política para fazer, os recursos necessários para executar a obra, e o time técnico qualificado para fazer com que a coisa andasse”, afirmou Renan Filho.

Fotos: Márcio Ferreira

Agora, a estrada será construída com ciclofaixa do começo ao fim, numa obra que empregará 300 pessoas. Haverá, ainda, obras de adequação viária em outros 2,3 quilômetros para a implantação da ponte sobre o Rio Camaragibe, que terá aproximadamente 340 metros de extensão. O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, lembrou que a obra materializa um sonho antigo dos moradores. “Temos o desafio de entregar até o começo do ano essa obra estruturante que vai mudar o destino daquela região”, afirmou.

Com o aporte robusto realizado nos últimos anos pelo Governo do Estado no Norte de Alagoas – em estradas, segurança, no saneamento básico e abastecimento de água, entre outras áreas –, grandes investimentos privados têm sido atraídos, como o feito pelo resort português Vila Galé, que está sendo construído na Barra de Santo Antônio, e em breve a implantação de um novo equipamento hoteleiro fruto de associação da Pousada do Rio Quente, de Caldas Novas, com o Hotel Ritz, de Alagoas, e a plataforma Hotel Urbano. Juntos, só esse dois empreendimentos vão gerar mil empregos para a Barra de Santo Antônio e região.

“Com certeza Alagoas vive um novo momento, tanto no desenvolvimento econômico e turismo, como na infraestrutura do Estado. Essa nova obra é importantíssima e evidencia não só a possibilidade de novos negócios voltados para o turismo, com a construção de novos empreendimentos hoteleiros, restaurantes e bares, mas também impulsiona, de maneira geral, o comércio, os serviços e o escoamento da produção de agricultura familiar da região”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Em nome dos prefeitos da região, a prefeita Lívia Carla, da Barra de Santo Antônio, agradeceu ao Governo do Estado pelo pacote de investimentos no Litoral Norte: “Hoje a Barra se encontra no seu melhor momento, e a população agradece e sabe que essa obra será muito importante. O município e a região só tendem a crescer”.


Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *