Cidades

Instituto Yandê completa 9 anos a serviço das comunidades da APA Costa dos Corais

11/06/2021
Instituto Yandê completa 9 anos a serviço das comunidades da APA Costa dos Corais

Criado por moradores da região, a Organização cresceu e hoje desenvolve projetos em parceria com diversos órgãos visando o desenvolvimento local e sustentável.

Em tupi-guarani, Iandê significa nós e nosso. Com o y no lugar do i, a palavra acrescenta ao seu significado o adjetivo grande. Um grande coletivo que se transformou em organização da sociedade civil criada por um grupo de moradores dos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Neste sábado (12), o instituto celebra 9 anos de atuação, colecionando ações voltadas para a região.
A OSC abrange toda a área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais com projetos que buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, nas áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente.
Em virtude da pandemia de Covid-19, o aniversário não será comemorado com o já tradicional Forró Milagreiro. Mesmo sem festa, não faltam motivos para celebrar a data. Conheça algumas das ações do Yandê.

Educação para todos

Na luta pelo incentivo à leitura, o Yandê montou uma biblioteca pública na sua sede que pode ser acessada por todas as comunidades locais, através de empréstimos gratuitos. Hoje o espaço conta com um acervo de mais de 3 mil livros de todos os gêneros e para todas as idades. Também são realizadas rodas de leitura, contação de histórias e atividades recreativas com as crianças, através do uso da arte.

Por um turismo responsável

Junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi formada em 2018 a primeira turma do projeto Conduta Responsável. De lá para cá, já foram capacitados mais de 185 condutores náuticos, entre jangadeiros, condutores de lanchas e de catamarãs, para atuarem de forma segura na APA Costa dos Corais, que é uma área de proteção ambiental costeiro-marinha. Graças ao sucesso obtido, o projeto chegou a Unidades de Conservação de outros estados, tendo sido ministrado também para condutores de visitantes de APAs localizadas em Pernambuco e na Paraíba.

Explorando a região

Em outubro de 2019, o Instituto Yandê realizou a Semana das Crianças. Naquela ocasião, mais de 60 crianças das comunidades locais participaram de uma expedição para explorar áreas da região que antes desconheciam. A ação contou com trilha pelo manguezal, visitas aos peixes-boi, participação no Festival Literário de Porto de Pedras e oficinas de brinquedos com material reutilizado e reciclado.
Pelo fortalecimento da identidade da mulher pescadora

Um dos maiores projetos realizados pelo Yandê, a Rede de Mulheres Pescadoras mobilizou diversas forças desde a sua idealização, em 2019, a fim de lutar pelo protagonismo feminino no mercado da pesca em toda a APA Costa dos Corais. Em conjunto com o ICMBio e com o apoio da Rede TerraMar, foram realizados debates sobre políticas públicas, geração de renda, autoestima e empoderamento. Estes encontros formaram a Rede que hoje possui autonomia e já se articula com representantes do poder público, viabilizando a garantia de direitos ligados a elas, além de contar com site próprio para revenda dos frutos do trabalho coletivo.

Grupo da Rede de Mulheres do Instituto Yandê

Resgatando memórias socioculturais

A preservação e o estímulo ao protagonismo sociocultural são algumas das bases do Instituto Yandê. Por isso, em 2020 foi iniciado o Projeto Samburá, cujo trabalho consiste em registrar as manifestações socioculturais de todos os municípios que compõem a APA Costa dos Corais, deixando-os documentados para as gerações futuras e estimulando a continuação das atividades na região. Como fruto do trabalho realizado, no mês passado foi lançada a primeira parte de uma série documental sobre o tema. Agora o grupo busca recursos para a confecção de um livro com registros fotográficos, além da realização do Festival Cultural Samburá, reunindo todas as expressões culturais através de exposições.

Projeto Samburá busca registrar manifestações socioculturais da APA Costa dos Corais

Novos horizontes digitais

Para estimular a inclusão digital dos moradores da região onde o acesso a este tipo de conhecimento ainda é escasso, o Instituto promove de maneira precursora, desde a sua fundação, cursos de Informática voltados à profissionalização destes indivíduos. Com turmas sempre cheias – e muitas vezes precisando fazer lista de espera -, o curso já formou centenas de moradores, contribuindo para a construção de uma cidadania criativa e empreendedora, garantindo maior liberdade social e gerando conhecimento e troca de informações.

Turma do Curso de Informática e Inclusão Digital do Instituto Yandê

Toda ajuda é bem-vinda

Para continuar atuando e aumentando o número de serviços prestados, o Instituto Yandê conta com a colaboração de entidades diversas, mas também do apoio popular. Doações podem ser feitas através do site da OSC e os interessados em ajudar das mais diversas formas podem entrar em contato, também, através das redes sociais do grupo ou por telefone e Whatsapp, com o número (82) 9 9123-5727.