Esportes

Imperador do Japão está preocupado com aumento das infecções por covid nos Jogos

24/06/2021
Imperador do Japão está preocupado com aumento das infecções por covid nos Jogos

Faltando menos de um mês para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o imperador Naruhito, do Japão, está “extremamente preocupado” com o aumento da contaminação por covid-19 durante a disputa da Olimpíada e a Paraolimpíada. A disputa vai levar milhares de atletas, patrocinadores e jornalistas ao país. A informação foi dada pelo chefe da Agência da Casa Imperial, nesta quinta-feira.

“Sua majestade está muito preocupada com a atual situação de infecção da doença covid-19”, afirmou Yasuhiko Nishimura, em entrevista coletiva. “Acredito que o imperador esteja preocupado que, embora haja ansiedade entre o público, a realização (da Olimpíada) possa levar à expansão das infecções”, completou.

O imperador não solicitou o cancelamento ou adiamento da Olimpíada, que começa no dia 23 julho. A Paraolimpíada começa um mês depois. Embora seja patrono honorário da Olimpíada de Tóquio, Naruhito não possui poder político. Mas sua figura é bastante respeitada. Nesse contexto, a afirmação pode causar certo incômodo ao governo e ao COI (Comitê Olímpico Internacional). São raras as manifestações do imperador sobre questões controversas.

O principal porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato, minimizou os comentários, dizendo que eles representavam a “visão” do chefe da Agência da Casa Imperial. “Gostaria de pedir detalhes à Agência da Casa Imperial, mas, como já disse, vamos realizar Jogos seguros e protegidos”, afirmou.

Na última segunda-feira, a organização dos Jogos foi alvo de críticas depois da autorização da presença de público nos Jogos, com limite de até 10 mil espectadores por evento. Estrangeiros continuam proibidos de assistir às competições nas arenas.

Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.