Alagoas

Febre Aftosa: secretário Maykon Beltrão solicita mais vacinas para AL em reunião no Mapa

23/06/2021
Febre Aftosa: secretário Maykon Beltrão solicita mais vacinas para AL em reunião no Mapa

Reunião aconteceu nesta quarta em Brasília

Encampado na luta pelas vacinas da Campanha Contra Febre Aftosa, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão, foi dialogar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, sobre a prorrogação da vacinação no estado de Alagoas.

No começo do mês, devido à falta de doses de vacinas nas lojas de revendas agropecuárias no estado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) protocolou – junto ao Mapa –  uma solicitação de prorrogação da etapa de vacinação.

Na reunião, o coordenador Geral de Inteligência e Estratégia do MAPA, Jorge Caetano Júnior, se comprometeu em atender o pedido de Alagoas para que sejam enviadas mais vacinas e, ao mesmo tempo, que haja uma prorrogação da vacinação em todo estado.

Para o secretário Maykon Beltrão, o essencial é dar mais tempo e comodidade para que os pecuaristas consigam vacinar todo o rebanho com tranquilidade e garantir que Alagoas continue como área livre de febre aftosa.

“O MAPA garantiu mais vacinas para Alagoas e prometeu enviar uma previsão da regularização dos estoques para Alagoas. O apoio do órgão é importante neste momento em que muitos pecuaristas, sejam eles grandes, pequenos e médios, ainda não conseguiram vacinar o rebanho por falta das doses.  O Governo do Estado tem por meta vacinar 100% do rebanho alagoano que é formado por mais de um milhão de animais, entre bovinos e bubalinos. Vamos conseguir e garantir que Alagoas seja livre da aftosa”, explicou Maykon Beltrão.

Vacinação em AL

De um rebanho de mais de 1,2 milhão de animais – bovinos e bubalinos, mais de 758 mil já haviam sido vacinados até o início da manhã da última segunda-feira (21).

Com a meta de imunizar 100% do rebanho, independentemente da idade, o índice de cobertura vacinal em Alagoas contra a febre aftosa está acima dos 62%.

Lembrando que sem vacinar e ou declarar o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa.