Geral

Delmiro Gouveia é retratado por Léo Santana, um dos mais importantes escultores brasileiros

13/06/2021
Delmiro Gouveia é retratado por Léo Santana, um dos mais importantes escultores brasileiros

Leo Santana e sua escultura de Delmiro Gouveia

Mineiro, Leonardo Santana, artisticamente Léo Santana é um artista formado em publicidade e propaganda. Desde 1990, se dedica às Artes Plásticas, especialmente à escultura. Os trabalhos deste versátil escultor podem ser encontrados nas principais cidades do Brasil e, também, na Europa e nos Estados Unidos.

Utilizada como forma de marcar fatos ou personagens históricos as esculturas em bronze são obras de arte e registros históricos. Quem transita pela capital Maceió vai encontrar esculturas de ícones da nossa história, cultura, letras e da ciência. Na orla estão imortalizados Graciliano Ramos, uma escultura na orla da Ponta Verde em homenagem ao escritor alagoano, por ocasião dos 200 anos da cidade de Maceió em 05 de dezembro de 2015; Paulo Gracindo, ator; Aurélio Buarque de Hollanda, e Nise da Silveira, psiquiatra alagoana cuja escultura está instalada no Corredor Vera Arruda. Na Praça Sinimbú está instalada a escultura de Jorge de Lima. Todas essas esculturas são obras do artista Léo Santana, que tem produzido importantes trabalhos por todo Brasil. Em Alagoas, existe o roteiro das esculturas, onde o interessado percorre essas obras e conhece um pouco da história de cada um dos retratados.

Léo Santana tem no seu currículo a produção de esculturas de Carlos Drummond de Andrade, instalada na orla de Copacabana – RJ, que é o segundo monumento público mais visitado da cidade, perdendo apenas para o Cristo Redentor. O Portal Grande Sertão, Guimarães Rosa, em Cordisburgo/MG; O Monumento 20 Anos Diretas Já, Belo Horizonte/MG, com Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, e Teotônio Vilela. Outro importante trabalho é o monumento Formadores da Nacionalidade, instalado na orla de Aracaju/SE. Juscelino Kubischek, instalado em Brasília/DF; João Gilberto (Cantor), e Daniel Alves (Jogador), em Juazeiro/Bahia.

Escultura de Delmiro Gouveia3530

Léo Santana esteve em Alagoas, na semana passada a convite do Professor e Pesquisador Edvaldo Nascimento. Léo é o responsável pela escultura de Delmiro Gouveia, instalada no Memorial em homenagem ao fundador da cidade de Delmiro Gouveia. Pesquisador da vida e obra do industrial e comerciante, Edvaldo foi o responsável pelo convite para o escultor realizar essa obra. “Segundo Edvaldo Nascimento, é a escultura de Delmiro Gouveia uma das mais belas obras produzidas por Léo Santana”. Os dois visitaram o Memorial Delmiro Gouveia e ainda conforme o Professor Edvaldo “foi um momento de profunda emoção, o encontro do criador com a criatura”. Foi o primeiro encontro do Léo Santana, após a inauguração do Memorial. Durante alguns minutos a emoção tomou conta do artista ao rever sua obra.

Perguntado sobre o motivo do convite para Léo Santana voltar a Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento, disse que outras esculturas do artista deverão ser instaladas no município, porém, segundo o professor, ainda ficará em suspense, pois trata-se de uma surpresa. A região do sertão alagoano tem despontado para o turismo com investimentos públicos e privados em infraestrutura e novos empreendimentos. Teremos em breve um hospital regional do Estado de grande porte e um Shopping, empreendimento privado. Ter elementos como as esculturas de Léo Santana, além de marcos históricos são obras de arte que sem dúvida também se integram a outros equipamentos culturais como forma de atração do turista para a região.