Alagoas

Confira se a sua universidade já está credenciada no Programa de Estágio do Governo de Alagoas

10/06/2021
Confira se a sua universidade já está credenciada no Programa de Estágio do Governo de Alagoas

Inscrições para as mais de 700 vagas ofertadas por meio do Pontapé vão até o dia 21 de junho e são feitas de forma online. Foto: Minne Santos

O Pontapé, programa que oferta estágio remunerado nos órgãos e entidades do Governo de Alagoas, já conta com 19 Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas. Com isso, todos os estudantes habilitados e vinculados às universidades cadastradas já podem fazer a inscrição para garantir uma vaga no quadro de pessoal do Executivo. As inscrições são feitas de forma online, até o dia 21 de junho, pelo site https://pontape.al.gov.br/.

Desenvolvido por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o programa é aberto para estudantes matriculados em instituições de ensino superior alagoanas ou com sede em Alagoas, em cursos presenciais ou a distância.

“No ato da inscrição, os estudantes poderão ver a lista completa das universidades conveniadas e selecionar a sua. Caso a instituição não esteja disponível nesse procedimento, é importante entrar em contato com a coordenação dela e verificar se a mesma já fez a solicitação de acordo com o nosso edital de credenciamento e convênio, disponível no site do programa”, explica uma das coordenadoras do Pontapé, Mariana Cropalato.

Visando à universalização das vagas, o programa prevê que cada processo seletivo oferte, além das vagas para ampla concorrência, oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral.

O Pontapé também tem o selo da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), a maior articulação pela juventude do Brasil, liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e mais de 80 parceiros do setor privado, sociedade civil e governos.

“Temos mais de 700 vagas em diversas áreas de atuação e cada participante pode se inscrever para até 3 órgãos diferentes. Essa é uma oportunidade única de ingresso no nosso serviço público, que precisa estar cada vez mais integrado aos estudantes e às universidades”, pontua o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Instituições de Ensino Superior cadastradas:

Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL (CESMAC)

Faculdade Estácio de Alagoas – ESTÁCIO FAL

Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA/FAA IESA

Faculdade Impacto

Faculdade FAMA

Faculdade de Administração e Negócios – FAN

Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho – FRM (filial Tabuleiro dos Martins)

Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Pitágoras (filial Cidade Universitária)

Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste – SEUNE

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro Universitário Mário Pontes Jucá – UMJ

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

União de Faculdades de Alagoas – UNIFAL

Faculdade Unirb

Uninassau Maceió (filial Farol)

UNIP (filial Campus Jatiúca)

Universidade Tiradentes – EAD e Centro Universitário Tiradentes – UNIT (filial Campus Amelia M C Uchoa)