Alagoas

Alagoas terá o primeiro prédio exclusivo para Escola de Conselhos do país

11/06/2021
Alagoas terá o primeiro prédio exclusivo para Escola de Conselhos do país

Secretário Kelmann Vieira assinou ordem de serviço para reforma do prédio, nesta quinta-feira (10)

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, assinou, na tarde desta quinta-feira (10), a ordem de serviço para o início das obras de reforma do prédio onde funcionará o primeiro edifício exclusivo para Escola de Conselhos do Brasil. Segundo o secretário, a previsão é que o novo equipamento seja inaugurado até o início de agosto.

“Este será mais um equipamento para contribuir com o fortalecimento das garantias de direitos das crianças e dos adolescentes. Já orientei a equipe, sob determinação do governador Renan Filho, para que as obras ocorram em velocidade máxima”, disse o secretário Kelmann Vieira.

O supervisor de planejamento e articulação de Política da Criança e Adolescente da Seprev, Walter Araújo, explica que o núcleo vai atuar na formação continuada dos agentes que atuam em defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovendo sua autonomia e contribuindo para a transformação social. A estrutura pedagógica da Escola já existe em todo o Brasil, porém, este será o primeiro equipamento físico destinado à execução do programa.

“Nos outros estados existem parcerias com Universidades Federais e Institutos Federais que permitem a realização das atividades, não existe um equipamento voltado exclusivamente para isso. O estado de Alagoas mais uma vez sai na frente como pioneiro nesse trabalho”, disse.

O público alvo da Escola de Conselhos compreende os Conselhos Tutelares e conselheiros de Direitos, que são os agentes que atuam nos Conselhos Estadual e Municipais da Criança e Adolescente, responsáveis por implementar as políticas em todos os municípios de Alagoas.

Os cursos serão conduzidos por facilitadores de Alagoas e também de outros estados. A formação será dividida em módulos e cada conteúdo será abordado por técnicos de referência e que tenham experiência em suas áreas.

A Escola de Conselhos funcionará na Avenida Professor Sílvio Ferraz, no bairro do Poço, ao lado da sede do Programa Ronda no Bairro.