Geral

Prefeitura realiza seleção de estagiários para órgãos municipais

15/05/2021
Prefeitura realiza seleção de estagiários para órgãos municipais

Foto: Samuel Alves

Estudantes de cursos de graduação estão recebendo a oportunidade de aliar conhecimento e prática nas vagas de estágio oferecidas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Gestão.

Alunos de cursos das áreas de Humanas, Saúde e Exatas têm a chance de se inscrever para uma das vagas oferecidas, desde que a instituição de ensino tenha convênio com o município. O objetivo da seleção é democratizar oportunidades para universitários.

Com a garantia de aproveitar quase a totalidade dos candidatos inscritos, a prefeitura realiza para todos os interessados um processo de seleção. Atualmente, a Ufal oferta é para todos os cursos e o Cesmac para medicina. Os convênios são para estágio obrigatório, não remunerado.

A universidade solicita os campos e o quantitativo e as secretarias verificam se há preceptores, caso haja, é firmando o termo de compromisso. Além disso, há possibilidade da secretaria fazer solicitações e as universidades encaminharem os alunos. Estes estágios são curriculares, ou seja, obrigatórios, por isso não são oferecidas bolsas.

De acordo com a Gestão, o perfil será analisado e, se atender aos requisitos definidos pela pasta, o estudante será convidado para uma entrevista e contratação posterior, se for aprovado. “A troca de experiências entre nós que fazemos a administração municipal e os estudantes é muito importante. Todos ganham nessa relação: a prefeitura, que passa a ter a contribuição desse pessoal e eles, que passam a conhecer mais da Prefeitura, contribuindo com a cidade”, comentou a secretaria Ariluce erqueira”.

Estagiários de medicina

Universitários do curso de medicina do Cesmac Maceió estão atuando na Atenção Básica na UBS José Fernandes, localizada no bairro Cavaco. O estágio é coordenado pelo preceptor Dr. Paulo Roberto Carnaúba, médico da família há 18 anos. Além de consultas e palestras para usuários, os estagiários também realizam intervenção em saúde.

Estágio remunerado

O processo para estágio remunerado está em trâmite. Serão disponibilizadas 7 vagas para alunos do curso de direito e serão disponibilizadas para o Procon, e a carga horária será de 6 horas diária, 30 semanais. O valor da bolsa é 550,00 + 50,00 referente ao vale transporte.

É importante ressaltar que a Prefeitura não recebe currículos individuais, todo o processo ocorre por meio da inscrição do aluno no local onde estuda.