Geral

Prefeitura e IMA se juntam na luta contra o descarte irregular de resíduos sólidos

07/05/2021
Prefeitura e IMA se juntam na luta contra o descarte irregular de resíduos sólidos

Fotos: Samuel Alves

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), o assessor-executivo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ivens Leão, com o objetivo de unir forças no combate ao descarte irregular de entulhos e lixo, crime ambiental recorrente em Arapiraca.

De acordo com a secretária de Serviços Públicos, engenheira Maria Caroline Valeriano, o objetivo do encontro é articular a capacitação de geradores e transportadores dos resíduos inertes de Arapiraca sejam estes pessoas física ou jurídica.

“Todo gerador de resíduos, seja ele o dono do imóvel em reforma, seja ele o dono da construtora, é responsável pelo entulho provocado pela sua obra. Sendo assim, ele precisa destiná-lo corretamente esse material, para evitar o crime ambiental”, explicou a responsável pela pasta.

O destino final desse tipo de material é a Central de Resíduos Sólidos (CTR), localizada no município de Craíbas, vizinho a Arapiraca, mas para isso é necessário protocolo junto ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).

Durante reunião entre Prefeitura de Arapiraca e IMA, ficou acertado que os transportadores e demais agentes responsáveis por gerar resíduos sólidos serão treinados para o preenchimento correto do sistema do IMA.

Uma nova reunião também está programada para a próxima semana, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pasta responsável pela fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho em local impróprio.

É muito importante deixar claro que esse tipo de crime ambiental pode gerar multa de até R$14 mil, com base no Código Municipal de Meio Ambiente e na Lei Estadual de Crimes Ambientais.