Geral

Prefeito JHC entrega ultracongeladores para Central de Frio de Maceió

08/05/2021
Prefeito JHC entrega ultracongeladores para Central de Frio de Maceió

Novos equipamentos vão permitir armazenamento do imunizante por até seis meses / Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Maceió sai na frente mais uma vez e está preparada para armazenar as vacinas da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e que exigem baixíssimas temperaturas. Neste sábado (08), o prefeito JHC fez a entrega à Central Municipal  de  Rede de Frio de ultracongeladores adquiridos pelo Município.

São dois ultracongeladores verticais com capacidade de 800 litros e temperatura de -86 graus; um ultracongelador vertical que pode armazenar 580 litros, também em temperatura de -86 graus; e mais três congeladores horizontais, com capacidade de 400 litros e temperatura de -30 graus.

Os equipamentos vieram de São Paulo e vão permitir o armazenamento dos imunizantes por até seis meses. O valor do investimento é cerca de R$ 160 mil.

“Os ultracongeladores têm características técnicas, específicas para poder armazenar, ou seja, congelar as vacinas da Pfizer. Portanto, hoje, conseguimos completar todo o ciclo necessário para fazer o manuseio dessas doses. Maceió está dando exemplo, já se antecipou e saiu na frente”, explica o prefeito JHC.

“A vacinação em Maceió é referência e exemplo para o Brasil e vamos continuar da mesma maneira. É o corujão, vacina 24h, contratação de mais de 400 profissionais e capacitação, que resulta no tratamento humanizado. Maceió está 100% preparada”, finaliza JHC.

Os ultracongeladores chegaram com todas as certificações nacionais e internacionais. Como explica o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura. “Foi uma força tarefa a partir de uma determinação do prefeito. A Prefeitura se empenhou para garantir os equipamentos. Virou uma corrida, o Brasil e o mundo todo precisam desses equipamentos e Maceió mais uma vez dá exemplo e sai na frente. Tudo isso dentro de uma estrutura já montada, inclusive com gerador 24 horas por dia, para garantir a segurança energética e manter todas essas vacinas e equipamentos em pleno funcionamento”.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, falou sobre o planejamento da capital alagoana para a vacinação. “Em todos os oito pontos nós temos uma sala climatizada exclusiva para vacinar.  A medida que a população for convocada para ser público alvo da vacina Pfizer, vocês podem ir com a garantia de todos os cuidados necessários recomendados pela Pfizer, para garantir que a vacina chegue em excelente qualidade para a população”.

O Ministério da Saúde já contratou 100 milhões de doses e vai investir mais R$ 6,6 bilhões na compra de mais 100 milhões desses imunizantes.

O vice-prefeito Ronaldo Lessa acompanhou a entrega e destacou que a prioridade da gestão municipal é salvar vidas. “Todo avanço de Maceió é um exemplo para o país. Política é definir a prioridade, e a prioridade é vida. E esse prefeito trata tanto da vida, defendendo pessoas, levando a sério, isso é política. Vidas importam e essa é a questão principal de Maceió”.