Geral

Maio Amarelo: Arapiraca inicia campanha com ações de conscientização no Trânsito

04/05/2021
Maio Amarelo: Arapiraca inicia campanha com ações de conscientização no Trânsito

Fotos: Carlos Magno/ Ascom Arapiraca

Maio Amarelo é um movimento global criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para iniciativas que reduzam os índices de mortos e feridos no trânsito.

A Prefeitura de Arapiraca realizou a abertura da programação com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito”, nesta terça-feira (5) com uma carreata alusiva pelas ruas da cidade.

Mobilização

Estiveram presentes a esse primeiro momento, além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) , representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Detran, Sest/ Senat, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Hospital de Emergência do Agreste e Ascom.

No decorrer do mês, serão realizadas abordagens com orientação a motoristas, palestras para condutores do transporte coletivo urbano e alternativo, lives educativas, blitzes, atividades para pedestres, motociclistas e ciclistas, intervenção com laços amarelos e faixas aéreas, além de uma ação humanizada com doação de sangue para vítimas de acidentes de trânsito.

O superintendente da SMTT, Josenildo de Souza, destacou a importância do mês e preocupação do prefeito Luciano Barbosa com as causas que envolvem o trânsito de Arapiraca.

“Esse mês é dedicado a educação e conscientização das pessoas. É um processo educativo contínuo e precisa ser feito ao longo de todo ano. Vamos amplificar essa mensagem educativa, pois todos precisam dirigir com responsabilidade e entendê-las. Em parcerias com as demais secretarias e órgãos, vamos realizar várias atividades. Intensificaremos tanto a orientação como fiscalização. Promover um trânsito seguro é um pedido do prefeito Luciano Barbosa e estamos trabalhando para isso”, destacou Josenildo Souza.

“O respeito e responsabilidade no trânsito também é um questão de saúde, principalmente nesse momento de pandemia, onde os números de internações aumentam. Vamos dividir o mês com ações para atingir cada público específico e é muito importante conscientizar a população sobre acidentes no trânsito”, frisou Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção à Saúde.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

A campanha 2021 vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.