Geral

“Integrando Ensino e Pesquisa” é tema da Feira de Ciências de Alagoas promovida pelo Cesmac

13/05/2021
“Integrando Ensino e Pesquisa” é tema da Feira de Ciências de Alagoas promovida pelo Cesmac

Iniciativa acontece por meio do PPGASA, com participação do MPPS, PPGBiotec, além das parcerias com os programas PIBID, PRP e graduações do Cesmac, UNEAL, IFAL, e diversas escolas públicas do estado

O Cesmac, por meio do Programa Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), realiza a Feira de Ciência de Alagoas (FECiAL) 2021, que acontece de 09 a 18 de junho. A equipe também é formada por docentes e discentes do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) e do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec).

O evento tem ainda parceria com os programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), PRP e graduações do Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (IFAL), além da importante parceria com diversas escolas públicas de Alagoas, o que torna possível a realização da Feira.

A FECiAL 2021 tem como tema central “Integrando Ensino e Pesquisa” e propõe promover melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), por meio da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, interiorização e consolidação em consonância com as práticas inovadoras, utilizando Inteligência Artificial.

Entre outros objetivos o evento pretende construir, divulgar e adquirir saberes baseado em conhecimentos científicos das áreas que envolvem ensino e pesquisa, realizando atividades nas modalidades de palestras, cursos, exposição de trabalhos, gincana de ciências, exposição de trabalhos, concurso de fotografias, desenho e vídeos educacionais, no formato remoto.

O intuito é ainda de se fazer representar junto às escolas de ensino básico e à sociedade em geral na defesa dos temas relevantes para popularização da ciência, através da integração entre ensino e pesquisa, estimulando o aprender a aprender, compreender e intervir na realidade, possibilitando o estímulo à pesquisa, aprendizagem e inovação em escolas públicas da capital e do interior de Alagoas, reforçando a importância da FECiAL no cenário científico nacional.

A programação conta também com o Curso de Formação Profissional para Professores de Educação Básica, que será ministrado pela Profa.  Dra. Aldenir Feitosa dos Santos – coordenadora do evento, doutora em Química e Biotecnologia, coordenadora Stricto Sensu da Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação do Cesmac. Também atua como professora e pesquisadora no PPGASA e PPGBIOTEC e nos cursos de graduação do Cesmac e UNEAL.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o próximo dia 22, no formulário do Google Forms, disponibilizado na aba “Gincana de Ciências” do site Oficial. Também podem ser conferidas outras informações, no link: https://ppgasacesmac.wixsite.com/fecial . Os interessados podem tirar dúvidas ainda pelo e-mail: [email protected] .