quarta-feira, 16 de junho de 2021

Notícias

In:

“Integrando Ensino e Pesquisa” é tema da Feira de Ciências de Alagoas promovida pelo Cesmac

Por Assessoria

Iniciativa acontece por meio do PPGASA, com participação do MPPS, PPGBiotec, além das parcerias com os programas PIBID, PRP e graduações do Cesmac, UNEAL, IFAL, e diversas escolas públicas do estado

O Cesmac, por meio do Programa Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), realiza a Feira de Ciência de Alagoas (FECiAL) 2021, que acontece de 09 a 18 de junho. A equipe também é formada por docentes e discentes do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) e do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec).

O evento tem ainda parceria com os programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), PRP e graduações do Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (IFAL), além da importante parceria com diversas escolas públicas de Alagoas, o que torna possível a realização da Feira.

A FECiAL 2021 tem como tema central “Integrando Ensino e Pesquisa” e propõe promover melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), por meio da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, interiorização e consolidação em consonância com as práticas inovadoras, utilizando Inteligência Artificial.

Entre outros objetivos o evento pretende construir, divulgar e adquirir saberes baseado em conhecimentos científicos das áreas que envolvem ensino e pesquisa, realizando atividades nas modalidades de palestras, cursos, exposição de trabalhos, gincana de ciências, exposição de trabalhos, concurso de fotografias, desenho e vídeos educacionais, no formato remoto.

O intuito é ainda de se fazer representar junto às escolas de ensino básico e à sociedade em geral na defesa dos temas relevantes para popularização da ciência, através da integração entre ensino e pesquisa, estimulando o aprender a aprender, compreender e intervir na realidade, possibilitando o estímulo à pesquisa, aprendizagem e inovação em escolas públicas da capital e do interior de Alagoas, reforçando a importância da FECiAL no cenário científico nacional.

A programação conta também com o Curso de Formação Profissional para Professores de Educação Básica, que será ministrado pela Profa.  Dra. Aldenir Feitosa dos Santos – coordenadora do evento, doutora em Química e Biotecnologia, coordenadora Stricto Sensu da Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação do Cesmac. Também atua como professora e pesquisadora no PPGASA e PPGBIOTEC e nos cursos de graduação do Cesmac e UNEAL.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o próximo dia 22, no formulário do Google Forms, disponibilizado na aba “Gincana de Ciências” do site Oficial. Também podem ser conferidas outras informações, no link: https://ppgasacesmac.wixsite.com/fecial . Os interessados podem tirar dúvidas ainda pelo e-mail: fecial@cesmac.edu.br .

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *