Geral

Iniciativa leva kits terapêuticos para jovens do CAPSi

08/05/2021
Iniciativa leva kits terapêuticos para jovens do CAPSi
 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua criando alternativas de desenvolver ações de prevenção, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19. No Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, por exemplo, após a suspensão das oficinas grupais para evitar aglomeração das crianças e jovens atendidos no local, profissionais decidiram produzir kits com atividades terapêuticas e entregar na casa dos 150 usuários que participavam desses momentos desenvolvidos na unidade.

Ação visa manter atividades mesmo com pacientes em casa por causa da pandemia. Juliana Brandão, Assistente Social do CAPSi. Fotos: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Juliana Brandão atua como Assistente Social no CAPSi e afirma que a entrega dos kits foi uma forma que a equipe encontrou de manter as atividades que vinham sendo desenvolvidas, mesmo de forma adaptada.

“Nós tivemos que encontrar métodos de intervenção que se adequassem a essa nova realidade pela qual estamos passando. Ao entregar os kits, mantemos o vínculo unidade/paciente e fazemos um convite para que nossas crianças e adolescentes se percebam ao realizar as atividades que chegam até eles”, destacou Brandão.

Mãe do pequeno Cauã de 12 anos, Eliane Menezes diz que o isolamento deixou o filho muito ocioso e isso estava gerando ansiedade e alguns comportamentos inadequados. “Ele chorava muito, sentia falta da convivência no CAPSi e com os familiares. Esses exercícios distraem e acalmam muito ele. Logo quando o kit chega, Cauã já corre para fazer as atividades, pois ele gosta muito”, disse Eliane.

Cauã foi diagnosticado com retardo mental leve e é atendido há dois anos no CAPSi. Fotos: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Dentro de uma perspectiva temática, os kits trabalham questões pessoais como sentimentos, emoções, relacionamento familiar e desafios do cotidiano durante a pandemia. Datas comemorativas como natal, carnaval, páscoa e dia das mães estão entre os temas já abordados nas atividades propostas.

Para acompanhar os pacientes na realização das atividades, os profissionais também fazem atendimento semanal por telefone e chamada de vídeo. Nessas ocasiões, as equipes aproveitam para verificar dúvidas e receber um retorno das famílias quanto aos efeitos que os kits têm surtido nas vivências dos usuários.

Além disso, a unidade tem mantido também o atendimento para os 700 pacientes do Centro que precisam da assistência médica oferecida no local. O CAPSi está localizado no Conjunto José Tenório, Serraria, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Sobre a unidade – O CAPSi é o único CAPS de Maceió voltado para atendimento das demandas da infância e adolescência na Rede de Atenção Psicossocial de Maceió. O Centro atende em média 700 usuários com transtornos mentais diversificados e tem o objetivo de tratar essas condições de forma humanizada, em conjunto com os familiares, para que os usuários consigam recuperar sua saúde e autonomia diante do contexto em que vivem.

A unidade conta com serviços de terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, educação física, enfermagem, psiquiatria, pediatria, acompanhamento psicológico e de Serviço Social.

Fotos: Polyanna Monteiro. Ascom SMS