Geral

IMA solicita informações da Braskem sobre resíduos das demolições

07/05/2021
IMA solicita informações da Braskem sobre resíduos das demolições

A empresa deverá operar uma indústria para processar o material resultante dos imóveis desapropriados e demolidos / Foto: Assessoria

Durante reunião entre técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e da Braskem, na manhã dessa sexta-feira (07), houve a solicitação de informações mais detalhadas sobre o aproveitamento de resíduos gerados com as demolições. A operação será licenciada pela prefeitura de Maceió, mas o órgão estadual deverá acompanhar a destinação do material gerado.

A informação repassada pela equipe da Braskem é de que será instalada uma espécie de indústria que deverá processar os resíduos gerados com a demolição dos imóveis desapropriados, inicialmente do bairro do Mutange. Posteriormente servirá também para aproveitamento do material gerado na demolição de imóveis em outros bairros.

“Apesar do processo de licenciamento não ter sido feito pelo IMA, nós pedimos que a empresa apresente informações sobre o quantitativo de volume que será gerado, a metodologia de trabalho da indústria e a descrição de como será reutilizado”, comentou Paulo Freire, gerente de monitoramento e Fiscalização do IMA/AL.

Ele disse ainda que a solicitação será encaminhada também formalmente, mas que é fundamental acompanhar considerando o volume que será gerado.

Além disso, todo o transporte dos resíduos, entre a área de demolição, a indústria e o possível local de reaproveitamento, terá que estar documentada dentro do Sistema de Gerenciamento Online de resíduos Sólidos (Sgors) que é obrigatório.