Geral

Grupo alagoano Claricena estreia 2º temporada de websérie sobre o silêncio e os efeitos do isolamento social

04/05/2021
Grupo alagoano Claricena estreia 2º temporada de websérie sobre o silêncio e os efeitos do isolamento social

Nova temporada será transmitida de forma gratuita nas redes sociais da companhia, todo dia 10 de cada mês, às 20h, em homenagem aos cem anos do nascimento de Clarice Lispector. Criação da temporada se deu a partir da investigação e o aproveitamento do silêncio, os efeitos das relações humanas no distanciamento social, e como a solidão pode ajudar a levar o ser humano à compreensão de si mesmo. | Artes: Assessoria

O grupo de teatro alagoano Claricena volta a dar continuidade ao trabalho audiovisual baseado em textos da escritora Clarice Lispector, que estreou em dezembro de 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus. Trata-se da segunda temporada do projeto “Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe” que vai começar a ser transmitido gratuitamente no dia 10 de maio, às 20h, no Instagram @grupoclaricena, Facebook e no canal do Youtube da companhia.

Serão 6 episódios com integrantes do grupo e intérpretes convidados sobre a angústia sentida depois da separação de uma relação amorosa, os efeitos do isolamento social em um corpo em silêncio, os caminhos para transformar a solidão em solitude e o aproveitamento do próprio silêncio. A websérie tem como objetivo realizar um tributo aos cem anos do nascimento de Clarice Lispector e representar textos da escritora por meio do audiovisual.

Para Anderson Vieira, ator, diretor e fundador do grupo, o processo de criação dessa nova temporada se deu através da investigação do silêncio em isolamento social e como isso pode levar o ser humano a compreender a si mesmo.

“A proposta é prosseguir com o tributo a Clarice, pelos seus cem anos de existência, mas além disso percebemos que nossos vídeos levam força e poesia para pessoas que estão passeando por um período de solidão ou angústia. Nessa segunda temporada investigamos de forma mais profunda os assuntos que envolvem o isolamento e a solitude. Procuramos ver a solidão pela perspectiva da regeneração e de uma etapa necessária para a compreensão de si e de seus próprios desejos e pensamentos”, disse Vieira.

O episódio de estreia da nova temporada tem como título “Segredos para viver”, que é baseado em trecho do livro Água Viva, de 1973. O filme tem como protagonista o ator John Fortunato e fala sobre alguém que busca na sensação do sigilo e segredo explorar o silêncio e a tranquilidade de estar apenas seguindo sua rotina silenciosa em seu lar.

“Nesse momento pandêmico que se encontra o mundo, estamos mais próximos de nós, de nossas questões e pensamentos mais íntimos. Esse estado se aproxima muito do que é um processo criativo, e esse processo para o episódio não foi diferente. A websérie vem num momento pessoal muito importante. Estou muito feliz como desenvolveu o processo criativo e vou levar coisas interessantes disso tudo, como ator e como pessoa”, afirmou John Fortunato, intérprete convidado para participar do projeto.

Desde 2013, o grupo Claricena vem com o intuito de realizar encenações teatrais e pesquisando a composição do corpo no palco com inspiração nos textos de Clarice Lispector e na própria autora. No currículo da companhia há cinco projetos apresentados: o Espectro – a pecadora queimada e os anjos harmoniosos (2014); Granja dos corações amargurados (2015); Adeus, Clarice! (2016); Temos Fome – de manchete, vítimas e tragédias (2020); e Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe (2020). O grupo também já participou de vários festivais alagoanos e em Pernambuco.

Serviço

Websérie “Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe”

Estreia do primeiro episódio da 2ª temporada

DATA: 10 de maio (os episódios serão transmitidos todo dia 10 de cada mês)

HORÁRIO: 20h

LOCAL: IGTV do Instagram @grupoclaricena; Facebook e no canal do grupo no YouTube

INGRESSOS: ACESSO GRATUITO