Geral

Arthur Lira enaltece resultado do município de Teotonio Vilela no Previne Brasil

29/05/2021
Arthur Lira enaltece resultado do município de Teotonio Vilela no Previne Brasil

Presidente da Câmara aponta papel de saúde primária no combate à Covid-19

O município de Teotônio Vilela celebrou, neste sábado (29), a liderança no ranking do programa Previne Brasil em Alagoas, nos dois últimos quadrimestres de 2020. Os resultados foram enaltecidos também pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), que valorizou o trabalho feito também em Campo Alegre, Belém e Lagoa da Canoa, que compõem o topo da avaliação junto com Paulo Jacinto.

“A saúde primária tem papel fundamental no combate à pandemia do coronavírus e eu acompanhei de perto que essas prefeituras fizeram bom uso dos recursos destinados pelo programa, que premia as cidades com os melhores desempenhos no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Arthur Lira, que teve remeteu emendas parlamentares para construção de unidades básicas de saúde, equipamentos paras as unidades, carros, ambulâncias, kits odontológicos, entre outras ações, como forma de somar esforços na Saúde desses quatros municípios.

“É gratificante ver o avanço que a área da Saúde teve nestes municípios nos últimos anos. Lutamos para aprovar emendas que ajudem nossos prefeitos a mudarem, para melhor, a qualidade dos serviços ofertados para a população”, analisou.

Teotônio Vilela

Líder do ranking em Alagoas, o município de Teotônio Vilela se destacou em vários indicadores, como por exemplo a proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação, sempre superando a meta de 60%.

Outro dado que mostra o trabalho desenvolvido no município, é o de gestantes com exames odontológicos realizados, onde a meta também é de 60% e o resultado alcançado foi de 78% no último quadrimestre.

Presidente da Câmara aponta papel de saúde primária no combate à Covid-19

Campo Alegre

Também destaque em vários indicadores, o município de Campo Alegre superou no último quadrimestre, a meta para a proporção de gestantes com total atenção as gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, consultas de pré – natal completas e humanizadas, obtendo a marca de 70%. Logo Campo Alegre atingiu no ISF ( indicador sintético final) pelo Q2 e Q3 dos quadrimestre do ano de 2020 no 4 lugar no ranking a nível estadual e o 2° lugar no Previne Brasil da 5a região no estado de Alagoas.

“O que vemos nestes dois municípios é um trabalho de continuidade que serve de modelo para toda Alagoas que apesar da pandemia usou de todas as estratégias para levar saúde com qualidade de forma organizada e humanizada.

Em Teotônio Vilela, Peu Pereira vem continuando a grande gestão realizada por Joãozinho Pereira; já em Campo Alegre, o prefeito Nicolas Pereira segue os caminhos da excelente administração da prefeita Paulina Pereira. Isto só nos motiva a seguir lutando, diariamente, para aprovar mais e mais emendas para o nosso Estado”, afirmou Arthur Lira.

Presidente da Câmara aponta papel de saúde primária no combate à Covid-19

Previne Brasil

Criado em novembro de 2019, o Previne Brasil foi desenvolvido pelo Governo Federal como um novo modelo de financiamento da Atenção Primária do SUS, que leva em conta três critérios para realizar o repasse de incentivos financeiros aos municípios. São eles: cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos dos programas e ações estratégicas como, por exemplo, o Saúde Bucal e Saúde na hora, entre outros programas como PSE, vigilância nutricional e etc. O Previne Brasil transfere recursos aos municípios baseado nas melhores evidências e experiências internacionais, permitindo conhecer os indivíduos atendidos e as suas necessidades de saúde, acompanhá-los e assegurar o cuidado adequado.

O conjunto de indicadores abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, com controle e aferição de PA e hemoglobina glicada), proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico; que assegura o cuidado da gestante e ao feto em relação as infecções da cavidade bucal para não comprometer o desenvolvimento do feto no período gestacional, cobertura de exame citopatológico nas mulheres com intervalo de 3 anos para rastreamento do câncer do colo de útero ; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; para inumização das crianças que protege contra a poliomielite, uma infecção viral muito contagiosa que afeta a medula espinhal e o cérebro. E a poliomelite na prevenção com essas vacinas que atuam para prevenção de difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite (VIP), Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. As notas recebidas pelos municípios levam em conta parâmetros de atendimento superior a 95% e do alcance de metas estabelecidas pelo indicador. Os dados foram coletados a partir do acompanhamento que é feito pelo MS, através dos sistemas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo.