Alagoas

Teatro da Poesia abre inscrições para I Ciclo de Oficinas ‘ATO’ on-line em Alagoas

22/04/2021
Teatro da Poesia abre inscrições para I Ciclo de Oficinas ‘ATO’ on-line em Alagoas

A companhia alagoana Teatro da Poesia abre as inscrições nesta sexta-feira (23) para o primeiro ciclo de oficinas “ATO”, que vai acontecer entre os dias 14 de junho e 9 de julho, em diferentes dias e horários (confira a programação ao final do texto). O evento será em homenagem aos 6 anos da companhia, on-line por videoconferência devido à pandemia da Covid-19 com os integrantes do grupo, e tem como objetivo dividir com os demais artistas cênicos do país um pouco do processo de criação da companhia.

Além de Alagoas, o grupo está abrindo inscrições para atores, artistas cênicos, estudantes e interessados em artes cênicas de outros estados. O grupo valoriza o intercâmbio entre artistas, e em sua trajetória teve a oportunidade de trocar com outros grupos de várias partes do país. Essas trocas compõem a bagagem do Teatro da Poesia. As inscrições terminam dia 21 de maio.

“O ATO é o nosso ato de resistência, de vivência, de sobrevivência em meio a esses tempos tão difíceis para todo mundo, principalmente pros artistas nesta pandemia. Esse ato é a nossa forma de manter a chama da criação artística, a chama de fazer arte, apesar das dificuldades que temos vivido. A gente quer passar com o ato essa mensagem de que o fazer artístico tem um papel imenso e fundamental nestes tempos atuais. As artes têm esse poder de manter o ser humano vivo”, disse Louryne Simões, atriz e integrante do grupo.

Como a companhia mescla outros tipos de artes além do teatro, no evento, o grupo também vai utilizar a troca entre assuntos das próprias oficinas. Da dança ao teatro, da fotografia ao design, do audiovisual à dramaturgia escrita, resultando em um material artístico feito pelos próprios participantes. Os integrantes do grupo Jamerson Soares, John Fortunato e Louryne Simões vão ministrar as oficinas.

Jamerson Soares é ator, estudante de jornalismo e no ciclo de oficinas, ele vai realizar dinâmicas que impulsionam a criação de personagens e narrativas para o teatro, também vai falar sobre alguns conceitos que regem a companhia na hora de escrever os textos, entre outros assuntos. John Fortunato é ator, diretor de audiovisual e vai retratar em sua oficina questões do audiovisual, design de produção, edição de vídeo e som, como também vai realizar dinâmicas sobre os efeitos do corpo em isolamento no audiovisual. A Louryne Simões é atriz, professora de língua portuguesa e cofundadora do Teatro da Poesia, e em sua oficina vai ministrar sobre a dança-teatro, o comportamento e a consciência corporal no momento de criação poética, e como esse conceito também dá forma aos trabalhos da companhia.

A taxa de inscrição é de R$ 50, haverá seleção e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário que o interessado envie a solicitação para o e-mail [email protected], com nome completo, e-mail e telefone. Em seguida, a produção vai entrar em contato com o candidato para informar sobre os demais direcionamentos. O interessado pode participar tanto de uma oficina como também de todas, fica de sua preferência.

No final do evento, haverá uma mostra on-line no instagram da companhia @teatrodapoesia com os materiais criados pelos próprios participantes. Não é obrigatório a pessoa participar da mostra, apenas se ela se sentir à vontade.

A companhia Teatro da Poesia foi fundada em 2015 por Louryne Simões e Jadir Pereira. Durante sua trajetória, o grupo apresentou os espetáculos “A memória da flor”, que estreou no Festival de Teatro de Alagoas (FESTAL) e participou de uma temporada em 2017 no Sesc das Artes, em Maceió e Arapiraca. A peça “Os que vêm de longe” foi outro espetáculo criado pela companhia e foi apresentado em 2019. Em 2020, o grupo foi aprovado em um edital da Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc. O Teatro da Poesia é conhecido por utilizar da poesia e do mínimo no palco para contar narrativas que envolvam relações humanas, contextos sociais e históricos.

Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO – Teatro da Poesia
Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio
Início do evento: 14 de junho
Taxa de inscrição: R$ 50

14 de junho a 18 de julho
ATO 1 – “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção”, com Jamerson Soares
Horário: 9h às 11h
Vagas: 10

21 de junho a 26 de julho
ATO 2 – “Da dança se criou o mundo…”, com Louryne Simões
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12

28 de junho a 2 de julho
ATO 3 – “O corpo enquadrado”, com John Fortunato
Horário: 28/06 a 30/06 das 19h30 às 21h30; 2/07 das 19h30 às 22h
Vagas: 12

9 de julho
Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia