Geral

Hospital de Arapiraca forma residentes médicos em cirurgia básica e obstetrícia

16/04/2021
Hospital de Arapiraca forma residentes médicos em cirurgia básica e obstetrícia

“O nome residência nunca foi tão assertivo. Porque o Hospital Regional realmente é a nossa casa”. A afirmação é da médica Paula Ítala durante sua formatura como residente em cirurgia básica no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

Além de Paula, outros três profissionais se formaram, sendo mais um em cirurgia básica, o médico Diego César; e os demais em obstetrícia, as médicas Samanda Gonçalves e Karen Kelly. O curso teve duração de dois anos.
Em virtude da pandemia, a solenidade de formatura ocorreu de forma diferente, com a presença apenas dos próprios formandos, de diretores do hospital, dos coordenadores dos cursos de residência e de alguns profissionais da instituição.
O provedor Magela Pirauá foi o primeiro a falar e destacar o programa de residência no hospital. “Apenas 46 cidades do Nordeste possuem residência médica e Arapiraca está entre elas, o que nos orgulha. Sabemos da luta de vocês, da vontade de vencer que é enorme”, colocou.
O superintendente técnico do Hospital Regional, Ulisses Pereira, afirmou que os residentes já ficaram na história do hospital. “Estou muito feliz com essa formatura. A medicina não é só conhecimento, nem o melhor tratamento, mas é também humanização, respeito ao paciente, se colocar no lugar dele. A partir de agora é essa a obrigação de vocês”, destacou.
Quem também discursou foi o superintendente administrativo Adailton Reis, que comentou sobre a medicina humanizada e pediu que os médicos defendam sempre o SUS (Sistema Único de Saúde). Já Warlisson Tenório, coordenador do COREME, agradeceu ao Hospital Regional por participar do momento e disse que se sentia orgulhoso do trabalho desenvolvido.Já o coordenador do curso de cirurgia básica, o médico José Roberto Novais, falou que a “lapidação” que ocorreu durante o programa de residência será levada pelos alunos para o resta da vida. “O sucesso tem que ser através de vocês, se dando o máximo. Agradeço a toda equipe do Hospital Regional, da direção até aos profissionais de limpeza, que ajudou na residência”, comentou.

O médico Lavínio Juliano Barbosa foi o homenageado da turma de cirurgia básica. Em suas palavras, o profissional colocou que todo dia no hospital aconteceu uma surpresa e que por isso os formados no programa serão capazes de enfrentar qualquer plantão, em qualquer lugar. “Agora vocês vão construindo seu estilo de trabalho e farão a diferença na vida de muita gente”, opinou.
O coordenador de obstetrícia e ginecologia, Cristian Lira, lembrou que os profissionais que estão se formando ficarão no hospital para agora trabalhar profissionalmente.
“Criamos uma família aqui. E isso é um motivo de alegria. Nossos residentes estão contribuindo para melhoria do nosso hospital. Isso é um sinal de que o serviço está sendo bem feito”, contou.
Já a turma de obstetrícia e ginecologia homenageou a servidora Maria Salete Silva dos Santos, que faleceu há alguns meses e trabalha no setor do hospital. A enfermeira Jéssica, amiga da homenageada, representou a família e recebeu uma cesta decorativa.
“Tenho certeza que ela estaria muito feliz se tivesse aqui”, disse emocionada.
A médica residente Paula Itala fez um discurso emocionado. Ela agradeceu o hospital regional pela oportunidade: “O nome residência nunca foi tão assertivo. Porque o Hospital Regional realmente é a nossa casa. Somos gratos a cada técnica aprendida para realizar as cirurgias, mas também a ser grandes pessoas, grandes profissionais”.
Quem também falou foram as residentes Samanda Gonçalves e Karen Kelly, de obstetrícia e ginecologia. Elas falaram do orgulho de ter atuado no hospital e do sonho realizado.