terça-feira, 02 de Março de 2021

Notícias

In:

Os benefícios de limpar a casa para a sua saúde

Por Redação

Foto de: JESHOOTS.COM (Unsplash.com)

Você costuma deixar a sua casa bem limpa? Com que frequência você faz uma super faxina? Pois saiba que deixar tudo bem limpinho pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. É isso mesmo! Não é apenas aquela sensação de bem-estar que você tem ao deixar a casa limpa. Ao realizar tarefas domésticas, você faz com que seu corpo relaxe. Com isso, você diminui consideravelmente os níveis de estresse. Isso é muito bom para sua saúde física e mental.

Continue o texto e descubra por que é importante você manter a casa sempre limpa e arrumada.

1 – Muita poeira pode te fazer mal

Você deve tirar constantemente a poeira de móveis, e objetos, como cortinas e tapetes. É importante ressaltar que fungos e bactérias podem se proliferar em ambientes da casa que ficam muito tempo sem receber uma boa limpeza. É exatamente este o pesadelo de pessoas que possuem histórico de doenças, como asma.

O ideal é que os espaços da casa estejam sempre limpos e arejados. Lembre-se de fazer com que o ar circule pelo local e que o sol faça a sua parte durante o dia. É importante usar o aspirador nos objetos que acumulam pó, como: carpetes, tapetes, almofadas, cortinas e persianas.

Cuide bem dessa parte e você e sua família irão respirar muito melhor.

2 – Limpar a casa reduzirá seus níveis de ansiedade e estresse

 A população brasileira ficou mais ansiosa durante o Coronavírus. É o que afirma uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicada no fim de 2020 no Journal of Psychiatric Research. Os dados informam que 80% da população desenvolveu ou aumentou os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Números bastante diferentes de outros países, que em média, possuem índice de 30%. Uma coincidência esses números aumentarem logo no momento em que todos estão mais tempo em casa e consequentemente as enxergam e as deixam mais sujas?

Saiba que limpar a casa poderá ajudar a reduzir esses níveis. Um estudo da Universidade da Califórnia, afirma que pessoas que vivem em lugares desorganizados tendem a sofrer mais com estresse. A pesquisa investigou 30 casais e seus respectivos níveis hormonais, de acordo com o estado de suas casas. Todos os casais que viviam em ambientes sujos apresentaram índices maiores de cortisol no sangue, também conhecido como hormônio do estresse.

Está aí, mais uma comprovação de porque é importante manter a casa limpa

3 – Faça da limpeza um momento de atividade

Que tal unir o útil ao agradável? Saiba que limpar a casa pode ser uma saída para te tirar do sedentarismo. É importante ressaltar que ela não pode ser substituída por uma atividade física. Por exemplo: os níveis de esforço do seu corpo com 30 minutos na academia e 30 minutos limpando a casa são diferentes. Entretanto, você pode aproveitar os momentos de limpeza para dançar, fazer agachamentos e também fazer bastante força ao limpar os móveis e o chão, por exemplo.

 Qual seu nível de limpeza?

Existem aquelas pessoas que dão apenas uma tapeada e aquelas que realmente se dedicam à limpeza da casa. Se você é das que levam mais tempo e dedicam muito mais força, saiba que o seu corpo agradecerá, pois, seu esforço físico será muito maior.

É verdade que hoje em dia é muito mais fácil limpar a casa. Hoje por exemplo, existem as enceradeiras, que servem para polir e limpar pisos. Antes delas, a tarefa de lustrar o chão era árdua e demorada.

Isso pode ser observado em vários outros eletrodomésticos e utensílios de limpeza, como o aspirador de pó. Hoje existem modelos muito mais leves, portáteis e até mesmo sem fio. Além disso, existem os robôs que sozinhos aspiram, além de alguns modelos que até passam pano. Ainda podemos deixar vários outros exemplos, como: máquina de lavar (e secar) louça, limpadores de vidros ultramodernos, purificadores de ar e vassouras inteligentes.

Aproveite a sua casa

A nossa casa reflete o que somos ou como estamos no momento em nossas vidas. Ela, positivamente ou negativamente, influencia nosso cotidiano. Por isso, que tal tomar o cuidado de deixá-la sempre limpa? Sua saúde, física e mental, agradecem.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *