Cidades

Coruripe: Pandemia ainda não acabou e os cuidados precisam ser mantidos

23/02/2021
Coruripe: Pandemia ainda não acabou e os cuidados precisam ser mantidos

Ao contrário do que muitos pensam, a pandemia causada pelo novo coronavírus ainda não acabou. O número de casos vem aumentando de forma significativa em todo o país.

Em Coruripe, os casos positivos vêm crescendo desde as festas de fim de ano e depois do período de carnaval os números deram um salto, foram registrados 59 casos no período de cinco dias e a tendência é que esse número cresça um pouco mais, segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Andressa Vasconcelos.

“Os casos continuam aumentando principalmente depois de períodos festivos e a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria de Saúde de Coruripe segue em alerta, fazendo o monitoramento todos os dias, mas é preciso que a população faça a sua parte para que a situação não se agrave”, destacou Andressa.

Outro fato pontuado pela responsável da Vigilância Epidemiológica é o início do período chuvoso, que traz com ele as síndromes gripais comuns, além da dengue, zika vírus, chikungunya, entre outras.

“Vale lembrar que em março entramos no período chuvoso e com isso ocorre um aumento significativo do número de casos de doenças relacionadas, que em período de pandemia podem ser facilmente confundidas como a Covid-19, por apresentarem sintomas parecidos. É muito importante que a população tome os cuidados adequados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e em caso de sintomas procurem o serviço de Saúde. Estamos finalizando também um plano de ação para minimizar os impactos causados por essas doenças no período”, disse Vasconcelos.

O médico Ronald Ferreira, do Centro de Triagem Covid-19 Coruripe, destaca a importância de manter os cuidados como a lavagem e higienização das mãos, o uso de máscara e evitar aglomerações para contenção do avanço da pandemia no município.

“Precisamos redobrar os cuidados, continuar fazendo tudo que a gente já sabe, mas que por um motivo ou outro acabamos por não fazer, principalmente agora que uma nova variante do coronavírus foi detectada em Alagoas. Foram constatados dois casos, um em Anadia e o outro em Viçosa e uma das infectadas não saiu do estado, isso significa que o vírus já está circulando por aqui e precisamos ficar atentos. Não é necessário entrar em pânico, pois essa nova variante não é mais letal que as anteriores, porém é mais contagiosa, tem uma taxa de transmissão bem mais alta que as outras e isso faz o vírus se espalhar mais rápido se a população facilitar”, enfatizou o médico.

O médico ressaltou a importância de buscar atendimento em caso de sintomas.

“É imprescindível procurar o Centro de Triagem caso a pessoa tenha algum sintoma, onde faremos uma avaliação e o paciente já leva as medicações e orientações adequadas, inclusive sobre o isolamento. Quando o atendimento é realizado no início dos sintomas geralmente o paciente evolui bem. Oriento que as pessoas não procurem atendimento se não estiverem com sintomas, pois muitas querem apenas realizar testes e essa não é a conduta adequada, acaba prejudicando quem realmente precisa de cuidados”.

A paciente Maria Madalena, de 62 anos, falou sobre a importância de ser acompanhada no Centro de Triagem.

“Testei positivo para Covid pela primeira vez em junho e desde então já tive duas recaídas, essa doença não é brincadeira, mas graças a Deus sempre sou bem atendida no Centro de Triagem, levo as medicações, orientações e ainda sou acompanhada pelo Alô Saúde da secretaria de Saúde, que me liga todos os dias para saber da minha evolução, isso me deixa mais tranquila”.

Serviço:

Centro de Triagem Covi-19

Atendimento: Todos os dias

Horário: 8h às 16h