Geral

“BrLab” realiza edição inédita em Arapiraca

23/01/2021
“BrLab” realiza edição inédita em Arapiraca

Estará aberta até 28 de janeiro a convocatória para inscrição de projetos e profissionais do setor audiovisual de Arapiraca e de outras regiões do estado de Alagoas. O “BrLab” é hoje um dos mais importantes laboratórios latinoamericanos de desenvolvimento de projetos e de capacitação de profissionais envolvidos com a produção criativa e executiva de filmes e produtos audiovisuais em geral e pela primeira vez ocorrerá numa edição regional no estado de Alagoas. Os laboratórios de desenvolvimento de projetos são espaços fundamentais para a indústria audiovisual em todo o mundo, e podem ser definidos como workshops aplicados a projetos de futuras obras audiovisuais, onde esses futuros filmes e séries tomam forma e são trabalhados profundamente em diferentes aspectos fundamentais como produção executiva, roteiro, direção e distribuição, entre outras.

A Klaxon Cultura Audiovisual, empresa especializada no treinamento de profissionais de diferentes segmentos da cadeia do audiovisual, anuncia a realização da primeira edição do “BrLab Arapiraca” viabilizado através da iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude do município de Arapiraca. O “BrLab Arapiraca” foi um dos projetos selecionados pelo Edital de Fomento ao Audiovisual lançado no final de 2019 pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com a Agência Nacional do Cinema – ANCINE. O fomento ao setor é fruto direto de uma política pública estratégica e estruturante: os “Arranjos Regionais” que promoveram uma importante descentralização e democratização de acesso ao financiamento público para desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil nos últimos anos, para além do eixo Rio-São Paulo. Além do “Brlab Arapiraca” outro projeto de capacitação ocorrerá ainda em 2021 na cidade, além de curtas-metragens e Telefilmes que serão produzidos na capital do agreste alagoano.

O BrLab é conceituado como um laboratório intensivo de formação orientado ao desenvolvimento e produção de projetos que efetivamente se materializam como filme para o público e o mercado que se estende como um hub de formação em diferentes laboratórios. Considerando que as filmagens e a exibição em salas de cinema seguem ainda muito comprometidas pela pandemia de Covid-19, o mercado audiovisual em 2020 movimentou-se muito no sentido do desenvolvimento de projetos, uma etapa estratégica, fundamental e anterior à filmagem. Esta é justamente a vocação do BrLab: preparar e qualificar profissionais geralmente em processo de produção de seus primeiros filmes, através de distintas dinâmicas coletivas e individuais de capacitação que funcionam aplicadas a projetos; como forma de desenvolver artisticamente a estória e a estética do filme; ao mesmo tempo em que, do ponto de vista executivo ajude a desenhar as estratégias de produção, financiamento, distribuição e alcance de público; além de promover encontros produtivos e modelar negócios audiovisuais.

O “BrLab Arapiraca” ocorre num momento de crescimento e efervescência do audiovisual de Arapiraca e de todo estado de Alagoas: “A capacitação de profissionais e o trabalho em seus projetos justamente num momento em que várias produções na cidade estão em desenvolvimento, ainda não filmadas, é uma ação importantíssima que otimiza os investimentos em produção. É uma honra e uma alegria poder levar o BrLab até Arapiraca neste momento de potência e reconhecimento do audiovisual da cidade e do Estado de Alagoas” destaca Rafael Sampaio, diretor do BrLab.

A partir de 21 de janeiro serão abertas as inscrições para profissionais do audiovisual de Arapiraca e de outras cidades do estado de Alagoas que estejam envolvidos no processo de criação e desenvolvimento de longas-metragens, curtas, telefilmes e séries. No mínimo 50% das vagas serão exclusivas para quem vive e atua em Arapiraca e região.  A convocatória ficará aberta no site do Brlab conforme regulamento até o final de fevereiro. Todas as atividades do laboratório serão gratuitas.

 “Durante o mês de fevereiro até começo de março faremos as leituras e análises dos projetos inscritos interessados e tomaremos conhecimento do perfil de todos profissionais. Isso será compartilhado com os tutores que iniciam o laboratório já tendo um conhecimento prévio dos projetos e do perfil profissional dos participantes selecionados. A partir daí, iniciamos uma jornada de imersão de três semanas do laboratório com atividades teóricas e práticas, criativas e produtivas, online e semipresenciais em Arapiraca, respeitando rigorosamente todos os protocolos de segurança que a pandemia nos impõe” explica Rafael Sampaio. “Em 2020, por conta da Pandemia, realizamos a primeira edição do BrLab inteiramente on-line, e apesar de tantas dificuldades e desafios deste momento tão delicado e difícil, o laboratório continuou a crescer em qualidade e dimensão, e a agregar mais parceiros. Vai ser uma experiência intensa e transformadora, como tem sido o BrLab nesses mais de dez anos em que vimos tantos bons projetos chegarem às telas no mundo inteiro”.

No “BrLab Arapiraca” cada um dos profissionais inscritos e selecionados poderá experimentar durante aproximadamente três semanas no mês de abril de 2021, dezenas de horas de capacitações coletivas e individuais com roteiristas, consultores de roteiro, produtores executivos, diretores, executivos do mercado de conteúdo com ampla experiência no desenvolvimento e produção de projetos. O Laboratório contará com profissionais nacionais e de Alagoas entre seus tutores, como por exemplo, os premiados diretores e roteiristas Renê Guerra, Ulisses Arthur e Rafhael Barbosa. Como também, as produtoras e consultoras em audiovisual Mariana Brasil e Beatriz Carvalho. Além do diretor geral do BrLab, Rafael Sampaio.

Os realizadores alagoanos interessados em se inscrever poderão acessar o regulamento e o formulário de inscrição no site https://brlab.com.br/2020/workshops/brlab-arapiraca

SERVIÇO:

BrLab Arapiraca

Inscrições: de 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2021

Regulamento: https://brlab.com.br/2020/workshops/brlab-arapiraca

BrLab Arapiraca – de 07 a 30 de abril