terça-feira, 30 de novembro de 2021

Notícias

In:

Rui Palmeira entrega Praça Sinimbu totalmente revitalizada

Por Secom Maceió

Cerimônia de entrega da revitalização da Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou nessa quinta-feira (17), a Praça Sinimbu, uma das mais tradicionais da cidade, totalmente revitalizada. A obra, executada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), faz parte do programa Nova Maceió e contou com um investimento de R$ 450 mil.

Segundo o prefeito Rui Palmeira a revitalização do espaço é uma forma de estimular os maceioenses a voltarem a frequentar o local. “A Praça Sinimbu faz parte da história de gerações e gerações de maceioenses que frequentavam a praça, que viveram aqui no entorno. É uma satisfação entregar ela totalmente revitalizada, com a restauração do monumento de Sinimbu, a instalação de iluminação em LED e de um parquinho sustentável, mas também revitalizamos os brinquedos antigos que têm um traço marcante. Além disso, inauguramos a nossa sexta escultura de bronze, desta vez homenageando o escritor Jorge de Lima. Certamente, esta praça voltará a ser frequentada pelas famílias alagoanas”, pontuou.

O projeto conta com a recuperação do passeio público, construção de área para food truck, parque infantil sustentável, academia sustentável, jardinagem e paisagismo, com piso intertravado e grama. O loal também recebeu a mplantação e recuperação de mobiliários, como bancos, mesas para jogos, brinquedos, estátua, painel e espaço para atividades culturais.

Revitalização da Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, a proposta do projeto foi unir o tradicional ao moderno. “Foi feita uma grande revitalização aqui na praça. Mantivemos tudo aquilo que podia ser mantido do desenho original e trouxemos melhorias com equipamentos novos para que as famílias possam vir aqui e utilizar essa área de lazer e convivência”, explicou.

Gustavo Acioli Torres, superintendente de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

Além da recuperação e restruturação do monumento Visconde de Sinimbu, a praça recebeu uma escultura de bronze em tamanho real e interativa do escritor alagoano Jorge de Lima, que morou em frente ao local.

Escultura do escritor Jorge de Lima instalada na Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

“Esta é a última escultura que a gestão entrega em homenagem aos alagoanos ilustres. Posicionamos ela em frente ao local que era a casa dele, na praça que ele frequentava e ficamos muito feliz em dar mais esta contribuição para Maceió”, pontuou o diretor de produção cultural da Fundação Municipal de Ação Cultura (Fmac) , Keyler Simões.

Keyler Simões – Diretor Produção Cultural da Fmac. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly destacou a importância da escultura para valorizar a cultura alagoana. “Jorge de Lima é um dos grandes escritores brasileiros e sem sombra de dúvidas merece esta homenagem. É uma forma de valorizar o legado dele. Estamos extremamente felizes e agradecidos”, disse.

A praça teve os pontos de ônibus requalificados e a iluminação pública foi reforçada com LED. Para auxiliar a travessia de pedestres e melhorar o acesso, principalmente para pessoas com deficiência, o espaço também vai ganhar a sinalização traffic calming (tranquilização do tráfego) em frente ao prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *