Geral

Projeto “Filhos da Medicina” e homenagem a docente marcam manhã de evento no Cesmac

18/12/2020
Projeto “Filhos da Medicina” e homenagem a docente marcam manhã de evento no Cesmac

A manhã de hoje (16), foi marcada por muita emoção no Centro Universitário Cesmac. O curso de Medicina realizou a solenidade de lançamento do Projeto “Filhos da Medicina” e também homenagem ao Prof. Dr. Antônio José Casado Ramalho.

O evento recebeu um formato diferente, sendo parte presencial e outra de forma virtual. O vice-reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, participou do evento direto da sua casa, destacando a importância do curso e o homenageado. “A medicina está de parabéns pela justa homenagem ao Dr. Ramalho, que tanto tem se dedicado e contribuído com a graduação. Também importante o projeto para a valorização dos docentes que, durante a jornada da docência, tiveram filhos, compartilhando crescimento e emoção”, destaca.

A programação iniciou com a exibição de vídeo do Projeto, apresentando os docentes e seus filhos, momento que gerou muita emoção no público de professores, acadêmicos e egressos do curso de Medicina, que acompanharam a transmissão ao vivo pelo Canal Oficial do Cesmac no Youtube. A organização do evento teve a participação da Pedagoga e Psicopedagoga Elisângela Silva de Jesus – Assessora Pedagógica/ Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED do curso de Medicina.

Em seguida, foi a vez da homenagem ao Prof. Dr. Antônio José Casado Ramalho, que participou direto do Laboratório de Anatomia, no Campus I do Cesmac, juntamente com as seguintes presenças: Prof. Dr. André Falcão – Coordenador do curso de Medicina; Prof. Dr. Marcos Leal – Coordenador Adjunto do curso de Medicina, Professora e doutora Ivonilda Maia – Integrante da Coordenação Adjunta do curso e do Prof. Dr. Milton Costa – Coordenador do Módulo de Organização Morfológica e Funcional (OMF).

Sobre o Homenageado

Antônio José Casado Ramalho concluiu a graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, em 1971, Cirurgia Geral – UFAL, em 1973, Especialização em Anatomia Humana pela UNIFESP em 1974, e Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo, em 2003.

Um ano após a obtenção da graduação médica entrou no grupo seleto de professores de Anatomia Humana na UFAL, em 1972, onde se aposentou, em 2005. Em 1974 entrou na UNCISAL, antiga Escola de Ciências Médicas como professor de Bases das Técnicas Cirúrgicas, e Preceptor de Estágio dos Sextanistas, entretanto em 1996 aderiu ao Programa de Governo de Demissão Voluntária (PDV).

Ao aposentar-se na UFAL, em 2005, ingressou no Cesmac ensinando Anatomia Humana em diversos cursos da Saúde, hoje se encontra ensinando no Módulo Organização Morfológica e Funcional ao curso Médico. Em 2003 concluiu o Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela UNIFESP.

Atuou no Serviço Municipal de Pronto Socorro de Maceió (8 anos). Exerceu a função de médico

no Centro de Hospital Escola José Carneiro, CHEJC (20 anos). Foi médico cirurgião no Centro Hospitalar Dorcival Vargas Atalaia (8 anos). Exerce suas atividades como médico cirurgião atualmente. Seu pai, Rodrigo de Araújo Ramalho, que foi médico cirurgião, também foi homenageado pelo Cesmac, onde a Clínica de Fisioterapia recebe seu nome.

Placa de Homenagem

O Laboratório de Anatomia recebeu a placa de homenagem com o seguinte texto:

“A sociedade acadêmica alagoana tem a honra de contar com a sua dedicação e comprometimento no ensino de anatomia humana nessas últimas cinco décadas.

Em um ano de pandemia seu protagonismo ensinando em momentos tão difíceis nos mostrou que o conhecimento não pode parar.

O Centro Universitário Cesmac se sente honrado pela valiosa contribuição dada aos nossos alunos!

muito obrigado!”

Sete Anos do curso de Medicina

Prof. Dr. André Falcão – Coordenador do curso de Medicina

O curso de Medicina Cesmac teve a autorização para funcionar com a Portaria Nº 170, de 13 de março de 2014 dou de 14/03/2014. São quase sete anos de atuação, com o objetivo de oferecer assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicossocial. O estudante de Medicina do Centro Universitário Cesmac adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, saúde coletiva e saúde mental, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na recuperação e reabilitação dos doentes.

A formação contempla o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas, norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN 2014): atenção à saúde; educação para a saúde e gestão em saúde. Propiciando as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.