Geral

Maceió Rosa: live abre ações do mês de combate ao câncer de mama

02/10/2020
Maceió Rosa: live abre ações do mês de combate ao câncer de mama

Em outubro, Maceió se veste de rosa para intensificar as ações de combate e conscientização do câncer de mama. A campanha Maceió Rosa, que acontece na capital alagoana desde 2014, foi aberta nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fez uma live sobre os cuidados preventivos e a detecção precoce da doença pelo canal do Youtube do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade de Maceió.

Participaram da ação profissionais das unidades de saúde, secretarias envolvidas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam na assistência das mulheres com a doença.

O secretário municipal de saúde, José Thomaz Nonô, deu início ao Maceió Rosa, destacando a importância das usuárias procurarem uma unidade de saúde e realizarem seus exames preventivos.

“A gente tem tido uma atenção toda especial com o público feminino, o que é reforçado durante este mês. Então teremos uma programação que inclui ginástica, ioga, eventos nas academias da prefeitura, mesas redondas, palestras com especialistas e uma ação no Dia D, 23 de outubro. Tudo sem aglomeração e seguindo os devidos protocolos”, relata Nonô.

Secretário Thomaz Nonô destacou na live atendimento nas unidades de saúde.

Durante a live o secretário destacou ainda a importância da dedicação dos servidores no atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió. “Nós temos recebido muitos relatos sobre o atendimento que os usuários vêm recebendo nas unidades e são muito positivos. Em outubro também pedimos para que seja um mês diferenciado, com atenção especial a essas mulheres”.

A recomendação é que mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, realizem a mamografia de rotina, que faz o rastreamento, mesmo sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas. Para este público, durante o mês de outubro, basta ir a uma unidade de saúde, solicitar o encaminhamento e se dirigir ao PAM Salgadinho ou a uma das unidades contratualizadas, como Nova Imagem, Hospital Universitário, Hospital Ortopédico e Santa Casa, para fazer o exame.

“Esse ano está sendo atípico, devido à pandemia, mas não deixaremos de realizar uma campanha de conscientização. Desta vez, utilizaremos ferramentas virtuais com médicos, técnicos e especialistas, que falarão do câncer de mama e da prevenção. Cada unidade também programou como será o atendimento para que não aconteça aglomeração”, explica a gerente do Programa de Saúde da Mulher da SMS, Verônica Brandão.

Programação

Além da intensificação de ações preventivas e de conscientização realizadas nas unidades de saúde, Maceió contará com mesas redondas, palestras virtuais, atividades nas academias de saúde do Feitosa e da orla de Jatiúca, e Feria de Serviços no Dia D da campanha, 23 de outubro. Confira a programação.