Geral

Maceió representa municípios turísticos em live de evento internacional

29/07/2020
Maceió representa municípios turísticos em live de evento internacional

O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, participou, nesta nesta terça-feira (28), de um encontro virtual a convite dos organizadores da World Travel Market (WTM) Latin America, o principal evento mundial do setor de viagens e turismo da América Latina. O webinar, que trouxe como tema “Planos para a retomada do turismo no Brasil”, teve como foco o diálogo acerca dos próximos passos, além da criação e adoção de protocolos que contribuirão para a retomada da indústria do turismo no País.

Na oportunidade, o secretário, que também é presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), apresentou as ações desenvolvidas na capital alagoana e a importância da consolidação do Protocolo Experimente Maceió. O webinar contou também com a participação do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e secretário de Estado do Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, e teve mediação da diretora da WTM Latin America, Luciane Leite.

De acordo com o gestor da Semtel, é fundamental ampliar o debate acerca do planejamento que vem sendo traçado por diversos destinos do Brasil e unificar ações entre as entidades a fim de estimular ainda mais o turismo doméstico, voltado principalmente aos destinos que possuem atrativos naturais e ao ar livre, uma das grandes procuras do novo perfil dos viajantes.

“A gente mantém um diálogo permanente com outros destinos por intermédio da Anseditur e já dá pra notar uma procura maior por atrativos ao ar livre, e esse é um diferencial que Maceió possui. Um destino que prioriza atividades em espaços abertos, que facilitam a adoção de protocolos de distanciamento social e visam garantir o bem-estar e a segurança dos turistas e de suas famílias. Poder conversar sobre isso com representantes da WTM, uma das grandes protagonistas do calendário de turismo no Brasil, assim como ampliar a aproximação com o Fornatur, é muito importante para traçar estratégias conjuntas”, explicou.

Estiveram presentes na conversa temas que analisaram como a indústria do turismo foi afetada com a pandemia, ações capitaneadas pelas entidades representadas pelos gestores convidados, protocolos propostos ou realizados, além do foco nos planos de retomada, tendências e o novo perfil do viajante no pós-pandemia. O encontro virtual foi acompanhado por diversos profissionais do segmento.

A WTM Latin America é um dos principais produtos da franquia WTM no mundo, além de ser um dos principais eventos comerciais da América Latina e do calendário de turismo no Brasil, reunindo mais de 600 expositores de todo mundo e mais de 9 mil participantes a cada edição.