Alagoas

Sebrae e Secretaria de Educação do Estado promovem webinar sobre economia criativa para educadores

04/06/2020
Sebrae e Secretaria de Educação do Estado promovem webinar sobre economia criativa para educadores

A partir do próximo dia 9 de junho, o Sebrae em Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciam uma série de quatro eventos digitais sobre economia criativa para educadores que compõem as redes pública e privada de ensino do estado. Com inscrições gratuitas, a websérie contará com quatro palestras relacionadas ao tema principal: “A Economia Criativa e a Educação em Alagoas”.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Débora Lima, será a palestrante do primeiro webinar, que acontecerá no próximo dia 9, das 14h às 16h. O primeiro evento da websérie abordará o tema “Economia Criativa – o que é e como o setor funciona em Alagoas”.

Segundo a analista, a primeira palestra apresentará de forma didática informações básicas a respeito da economia criativa. “A gente vai falar um pouco sobre os conceitos de economia criativa, explicando o que é e quais são os setores que fazem parte dela e, também, algumas oportunidades de se empreender através dessas atividades”, informa.

“O legal de fazer isso para o público de professores é que eles podem ajudar a estimular o uso da criatividade na solução de problemas dos alunos, além de pensar em formas de usar os talentos dos estudantes, as atribuições criativas deles e gerar novos produtos e serviços, novos negócios”, acrescenta Débora Lima.

De acordo com a gerente de Educação Profissionalizante e Ensino Superior da Seduc, Andreia Alves, a websérie é mais uma iniciativa realizada por meio da parceria do órgão público com a unidade local do Sebrae. “Já há uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Sebrae Alagoas para tratar de temáticas que estão postas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e marco legal do Novo Ensino Médio, a exemplo do empreendedorismo. A websérie será mais um momento para dialogar sobre essas temáticas”, destaca.

Para a gerente, a inserção do tema economia criativa em atividades de formação docente é fundamental diante do novo contexto escolar. “Economia criativa é o tema norteador do ano letivo de 2020 da rede estadual, conforme Portaria Seduc nº 1.421/2020, pensando numa concepção de formação integral do(a) estudante. A websérie é uma excelente oportunidade para refletir e discutir sobre o tema e sobre como ampliar as perspectivas de integração da escola com o território, com educadores e profissionais que atuam no setor e a partir de experiências empreendedoras”, defende.

Com a participação da analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae em Alagoas, Ana Madalena Sandes, o segundo webinar será realizado no dia 22 de junho. O tema da segunda palestra será “Negócios de Impacto Social e Ambiental – Interação Escola/Comunidade”. No dia 7 de julho, com participação de Pedro Verda e André Almeida, acontecerá o terceiro evento digital: “Como Inserir a Economia Criativa e os Negócios de Impacto Social e Ambiental no Contexto do Processo Educacional”.

O quarto e último webinar apresentará um painel com seis experiências de sucesso na economia criativa e negócios de impacto social e ambiental.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do endereço eletrônico bit.ly/EconomiaCriativaParaEducadores.