Geral

Ifal Arapiraca conquista a quarta melhor nota do Enem entre as escolas de Alagoas

30/06/2020
Ifal Arapiraca conquista a quarta melhor nota do Enem entre as escolas de Alagoas

Os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Arapiraca conseguiram se destacar no último Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e a instituição é considerada a quarta melhor escola de Alagoas, entre as públicas e privadas. O Ifal Arapiraca também lidera a classificação das melhores notas do Enem entre as escolas públicas do estado, pela quarta vez consecutiva.

Os dados são referentes ao Enem 2019, foram divulgados pelo Ministério da Educação na última semana e tabulados pela startup de Educação Evolucional. O levantamento utilizou as notas de estudantes que fizeram o Enem sem zerar nenhuma das provas. E foram consideradas as escolas que tiveram mais de dez participantes no Enem.

Em Alagoas, o levantamento atingiu 284 escolas públicas e privadas. Considerando as notas das provas objetivas, o Ifal Arapiraca é o quarto melhor classificado, com a média de 597,78. Considerando a Redação, a instituição fica na quinta posição, com a média total de 630,47.

Entre as 218 instituições públicas do estado (municipais, estaduais e federais), o Ifal Arapiraca é a melhor escola, classificação que conquistou em 2017, com base no Enem 2016, e vem mantendo até hoje. E em Arapiraca, entre as 21 unidades que tiveram estudantes participando do Enem 2019, o campus fica na primeira posição sem o resultado da Redação e na segunda colocação, quando são contabilizadas as notas da Redação.

“Estamos muito felizes com os resultados. Nos dão uma grande alegria e, ao mesmo tempo, uma grande certeza de que estamos no caminho certo. O Campus Arapiraca tem uma vocação. Foi criado a partir do desafio de desenvolver essa região, com educação profissional, científica e tecnológica. O Enem é um indicador que só mede o nosso desempenho nas disciplinas de formação geral e nós não fazemos só isso. Nós vamos muito além e ser reconhecidos como a melhor instituição pública de ensino de Alagoas é um resultado de todos, do desempenho dos nossos alunos, dos nossos professores competentes e qualificados, dos nossos técnicos administrativos e de todos que desempenham seu papel no apoio ao ensino. Isso tudo reflete a qualidade dos serviços prestados”, destaca o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro.

Campus Arapiraca

Esse ano, o Instituto Federal de Alagoas completa dez anos de serviços prestados em Arapiraca. Atualmente, o campus tem cerca de mil estudantes matriculados, que são do município e de outras cidades da região. O Ifal Arapiraca oferta cursos técnicos de Informática e Eletroeletrônica integrados ao ensino médio; Logística e Eletroeletrônica subsequentes (para quem já tem o ensino médio); bacharelado de Sistemas de Informação; licenciatura em Letras-Português; especialização em Ensino das Ciências e Matemática; e especialização em Linguagem e Práticas Sociais.

Enem 2019

Os resultados do Enem 2019 também mostram que, entre as escolas públicas de Alagoas, considerando a nota da Redação, o Ifal ocupa 13 das 15 primeiras colocações. Estão na classificação os campi Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maceió, Coruripe, Santana do Ipanema, Murici, Penedo, Piranhas, Marechal Deodoro, Viçosa, Batalha, Satuba e Maragogi.