Geral

CVC: Maceió é o destino mais procurado por turistas pós-pandemia

14/05/2020
CVC: Maceió é o destino mais procurado por turistas pós-pandemia

Maceió é o destino brasileiro mais procurado por turistas pós-pandemia. É o que aponta um levantamento realizado pela CVC, maior operadora de viagens da América Latina, e divulgado nesta quinta-feira (14), em uma reunião online que contou com a participação da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), governo estadual e mais de 100 representantes do trade turístico alagoano. O encontro discutiu as perspectivas do cenário atual e o planejamento das atividades turísticas para a retomada gradativa do setor, que pode ter início no segundo semestre, com um possível aumento das operações aéreas.

Maceió lidera preferências de turistas que desejam viajar depois da quarentena (Foto: Wesley Megenari/Arquivo Semtel)

Segundo as informações repassadas pelo diretor executivo de Produtos Nacionais da CVC, Claiton Armelin, a capital alagoana ocupa o primeiro lugar no ranking de buscas entre os destinos do Nordeste, região que lidera a preferência dos turistas junto à CVC, seja no site ou no atendimento direto com os vendedores. “Estamos com 250 lojas físicas em funcionamento, a maioria no Sul, e mais de mil em trabalho remoto. Nossos funcionários estão focados nas remarcações, em entender a demanda e o novo perfil do consumidor, de forma calma e assertiva. Mesmo neste cenário, Maceió desponta na procura por orçamentos, a maioria para outubro e novembro, período em que as companhias aéreas acenam para uma retomada de 25% dos voos”, destacou.

CVC apresentou dados sobre o destino Maceió para Prefeitura, governo estadual e representantes do trade turístico alagoano (Foto: Ascom/Semtel)

A procura por Maceió não é à toa. Pesquisas recentes, como a do TRVL Lab, do portal especializado em turismo Panrotas, apontam que os viajantes procuram por destinos de sol e mar quando a crise passar – com experiências ao ar livre e de contato com a natureza, características da capital alagoana. Para que a retomada do turismo seja possível, no entanto, é preciso restabelecer a confiança do turista em viajar, a partir de um direcionamento das autoridades de saúde quanto ao tratamento da Covid-19 e realizar adequações nas atividades turísticas ofertadas pelo destino à nova realidade imposta pela pandemia.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, a Prefeitura de Maceió já iniciou a discussão de um protocolo para as adaptações relacionadas ao acesso a atrativos e pontos turísticos, à hotelaria, aos receptivos, bares e restaurantes e outros serviços turísticos. “Essas medidas serão construídas junto ao trade turístico e ao governo estadual, para que juntos consigamos oferecer maior segurança aos visitantes que chegarão a Maceió depois que a crise passar. É o momento de observar outros destinos turísticos que já começam a flexibilizar o isolamento social, adaptar ideias à realidade dos produtos de Maceió, estudar e planejar as adequações para entender e atender essa demanda com excelência quando a situação apontar para um retorno possível”, pontuou o secretário.

As perspectivas do setor apontam que o turismo deve começar a se restabelecer por meio do turismo regional, com deslocamentos terrestres e voos de curta duração. O turismo de lazer será o principal motivo das viagens, já que o de negócios e eventos encontrará mais facilidade de adaptação frente às tecnologias online.