domingo, 16 de Maio de 2021

Notícias

In:

Cemitérios públicos de Maceió ampliam capacidade de sepultamentos

Por Assessoria

Devido ao aumento de casos da covid-19, o número de óbitos cresceu em Maceió. Antes da pandemia, eram registrados de 06 a 08 sepultamentos por dia nos cemitérios públicos. No entanto, na última semana, o número passou para uma média diária de 20 a 30 sepultamentos. Para atender a demanda, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que administra os cemitérios públicos, ampliou a capacidade como medida emergencial a fim de evitar um colapso no sistema funerário.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que a medida emergencial deve ser a expansão, uma vez que a construção de um novo cemitério demandaria muito tempo, em decorrência da legislação ambiental.

“O número de sepultamentos tem aumentado, como vem sendo apresentado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde, e nos mobilizamos para atender a demanda e evitar um colapso no sistema funerário. Traçamos estratégias, com foco maior na ampliação da capacidade dos sepultamentos, e discutimos a situação com o MPE. Caso necessário, vamos avaliar ainda a possibilidade de adquirir espaços nos cemitéros particulares da capital”, disse.

No cemitério São José, localizado no bairro Trapiche da Barra, foi iniciada a expansão nas áreas já disponíveis, reduzindo também o espaço nos estacionamentos. Já no Cemitério São Luiz, localizado no bairro Santa Amélia, estão sendo construídas novas gavetas, ampliando a capacidade de sepultamentos.

Além disso, a Sudes adotou todas as medidas necessárias em relação ao decreto, desde a segurança dos profissionais que trabalham nos cemitérios, até a limitação de pessoas presentes em velórios e a suspensão de visitas.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *