Economia
Diretor-geral da OMC elogia G-20 e pede que líderes facilitem comércio
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, elogiou a determinação do grupo das maiores economias mundiais, G-20, para trabalhar em conjunto para combater a pandemia da covid-19, “garantindo o fluxo de suprimentos médicos vitais, produtos agrícolas críticos e outros bens e serviços além das fronteiras”.
Azevêdo recebeu com satisfação a decisão do G20 de compromisso mais amplo em “minimizar interrupções no comércio e nas cadeias de suprimentos globais”.
Os líderes concordaram em “facilitar o comércio internacional e coordenar as respostas de maneira a evitar interferências desnecessárias no tráfego e comércio internacionais”.
“Poucos países – se houver – podem produzir todos os suprimentos médicos, alimentos e energia de que precisam”, disse Azevêdo. “Fechar fronteiras seria particularmente prejudicial para as pessoas nos países em desenvolvimento que dependem de importações de equipamentos médicos sofisticados”.
O diretor-geral da OMC também incentivou os membros do G-20 a dar o exemplo, compartilhando prontamente informações sobre quaisquer políticas comerciais relacionadas ao covid-19 com o secretariado da organização.
Autor: Marcela Guimarães
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande