Alagoas

Comitê de Gerenciamento de Impactos Econômicos se reúne para definir estratégias que enfrentem a queda da atividade econômica em Alagoas

24/03/2020
Comitê de Gerenciamento de Impactos Econômicos se reúne para definir estratégias que enfrentem a queda da atividade econômica em Alagoas

O  Comitê de Gerenciamento de Impactos Econômicos se reuniu, nesta terça-feira (24), em transmissão online, com o setor privado e os bancos públicos, para definir estratégias de enfrentamento quanto a redução da atividade econômica causada pelo Coronavírus (Covid-19) no Estado de Alagoas.

Na ocasião, foi apresentado o cenário econômico-fiscal do Estado diante a crise do Covid-19, bem como as medidas tributárias já adotadas, além de abrir para os setores relatarem suas situações e apresentarem as providências que estão sendo estudadas e viabilizadas pelos Bancos para o cenário atual.

“O encontro foi muito produtivo. A oferta de crédito nesse momento é fundamental e foi exposta pelos bancos, que apresentaram produtos para ajudar o setor produtivo e as empresas que estão sem faturamento, assim como propostas para negociar dívidas antigas. Nosso objetivo principal é atender aos cidadãos alagoanos em meio à crise nacional de saúde causada pelo vírus, numa posição proativa para minimizar os efeitos causados”, ressalta o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro.

Estiverem presentes na conferência representantes do Gabinete Civil; da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL); Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Banco do Nordeste do Brasil e da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve).

Participaram ainda membros da Federação das Indústrias (Fiea); Federação do Comércio (Fecomércio); Associação Comercial de Maceió; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abihal); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor (Acadeal).

A próxima reunião está marcada o dia 27 de março. O intuito é orientar e acompanhar as ações de prevenção, controle e redução das alterações nocivas à realidade econômica ocasionada pelos reflexos das medidas sanitárias de isolamento e afastamento social, dentre outras que venham a ser adotadas pelo Poder Executivo Estadual e Federal.

Sobre o Comitê

Instituído para coordenar as ações estratégicas em resposta aos impactos econômicos no Estado de Alagoas ocasionados pela pandemia do Covid-19, o Comitê de Gerenciamento de Impactos Econômicos tem o objetivo de dar suporte às decisões do Poder Executivo.

O Comitê visa ainda organizar uma agenda de medidas que diminuam os efeitos nocivos à economia decorrentes da crise do Coronavírus, com competência extraordinária para avaliar os danos aos diversos setores de economia local, sugerindo medidas necessárias para prevenir, obstar e contê-los.