Geral
Moradores de rua correm risco de contrair o coronavirus em Palmeira

A batalha contra o coronavírus não pode ficar restrita à palavras e publicações de decreto sem que os mesmos tenham eficácia.
Em Palmeira dos Índios apesar de terem prometido levar os moradores de rua para um abrigo (casa ou chácara) a prefeitura até o presente momento ficou apenas na publicação do decreto e sua divulgação nas redes sociais.
Não houve até agora nenhuma ação que pudesse efetivamente tirar das ruas essas pessoas que estão em vulnerabilidade social – que dormem ao relento e fazem moradas debaixo de pontes, como se vê nos flagrantes abaixo.
Esse grupo de pessoas não tem a higienização adequada e a essa altura corre mais risco de contrair o covid-19 que assusta todo o mundo.

Moradores de rua fazem de marquise de hospital em Palmeira lugar para dormir
O infectologista Juvêncio Furtado, professor de Infectologia na Faculdade de Medicina do ABC e chefe do Departamento de Infectologia do Hospital Heliópolis em São Paulo, explica que a população de rua faz parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, na rua, sem a possibilidade de higienização. “Eles estão expostos a qualquer tipo de vírus, do influenza ao corona”, diz.
O médico defende a ideia do acolhimento como possibilidade de prevenção. “Além de albergues, é preciso pensar em como conscientizar essa população sobre a importância dessa higienização e oferecer até mesmo nas ruas a possibilidade pra que isso aconteça”, afirma.
Sugestão
Para o advogado Vladimir Barros, uma possível solução para monitorar os sintomas dessas pessoas é a criação de centros de acolhida emergenciais. Locais como o ginásios de esportes poderiam servir como um desses centros.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
2OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
3DENÚNCIA
Família de homem morto após abordagem em Santana do Ipanema pede afastamento de policiais
-
4FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
5JOGOU PRA FRENTE
Após emplacar tia no STJ, JHC adia promessa feita a Lula de deixar o PL, diz jornalista