Geral

Reunião do Comdem discute melhorias nos espaços urbanos

13/02/2020
Reunião do Comdem discute melhorias nos espaços urbanos

A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Maceió (Comdem) de 2020 foi realizada nesta quarta-feira (12), na Associação Comercial de Maceió. Na pauta, estavam projetos relacionados aos temas urbanismo tático e reordenamento, turismo criativo e as parcerias público-privadas para implantação de parklets, que são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas com o objetivo de criar espaços de lazer e convívio, na cidade.

Estiveram presentes nessa reunião representantes das secretarias municipais de Economia (Semec), Desenvolvimento Territorial (Sedet) e Segurança e Convívio Urbano (Semscs), Superintendência de Trânsito (SMTT) e Gabinete de Governança do Município (GGOV) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

“As reuniões do Comdem são sempre uma forma de nos mantermos unidos e pensando em conjunto soluções para o município. Pensar de forma integrada faz toda a diferença quando se trabalha focado no desenvolvimento de uma cidade. E nós, enquanto gestão municipal, ganhamos muito na concepção do COMDEM. A cada reunião conseguimos monitorar, pensar e discutir ações estratégicas que trazem avanços para todos”, disse Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia e presidente do COMDEM.

Na oportunidade, o secretário adjunto de Planejamento Urbano da Sedet, Tácio Rodrigues, falou sobre os parklets que devem ser instalados, ainda este mês na Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, antiga Av. Amélia Rosa e sobre a ideia de expandir o projeto para outras partes da cidade.

“Esta é mais uma qualificação dos espaços públicos de Maceió, feita com baixo custo e com participação da iniciativa privada. Nos próximo 2 meses, a previsão é que sejam instalados 10 parklets, sempre focando em núcleos de comércio e serviços”, explicou Tácio.

Os interessados na parceria devem procurar a Sedet para assinarem um Termo de Compromisso, após análise de viabilidade técnica da equipe da Prefeitura envolvida no projeto.

Assuntos como urbanismo tático a ser utilizado na implantação do Shopping Popular dos Palmares também foi mencionado.

“O urbanismo tático são implantações de baixo custo e curto prazo que visam a melhoria dos espaços urbanos. Estamos estudando experiências realizadas em outras partes do Brasil e do mundo para trazer para Maceió. Inicialmente já aplicamos algumas experiências em Jaraguá e projetamos ampliar para o Centro e outros espaços”, disse Fernanda Cortês, secretária adjunta de Cidades Inteligentes do Gabinete de Governança.

Sobre Turismo Criativo foram apresentados os resultados do Workshop de Turismo Criativo, realizado no ano passado, no qual o turismo de experiência e o incentivo à inovação e valorização da cultura estão atrelados como estratégia de fortalecimento.

No workshop foi constatado que 69% das demandas apontadas pelos participantes já foram atendidas pela Prefeitura de Maceió. Como sugestões, constam walking tour; implantação de mapas virtuais, calendário de eventos turísticos e culturais, por meio de plataformas digitais como aplicativos.