Geral

Brasileiros repatriados da China não têm novo coronavírus

12/02/2020
Brasileiros repatriados da China não têm novo coronavírus
Avião com luzes vermelhas em pista de pouso na penumbra, observado por duas pessoas fora de foco, vestindo macacão amarelo

Avião com repatriados de Wuhan durante chegada ao Brasil, no último domingo

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11/02) que deram negativo todos os testes para detectar infecção pelo novo coronavírus nos brasileiros e estrangeiros repatriados da China para o Brasil no domingo.

A informação foi divulgada pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda, em coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília.

Também deram negativo os testes realizados na equipe que acompanhou a operação de repatriação do grupo de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus. Ao todo, foram testadas 58 pessoas, sendo 34 repatriados e 24 profissionais de saúde. Todos foram levados para a base aérea de Anápolis, em Goiás, onde passam por um período de quarentena de 18 dias.

De acordo com o ministério, estão sendo investigados oito casos que se enquadram na definição de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. Eles estão distribuídos nos seguintes estados: Minas Gerais (um), Paraná (um), Rio de Janeiro (dois), Rio Grande do Sul (um), São Paulo (três). Segundo o governo, desde o início do monitoramento, 33 casos foram descartados.

A infecção provocada pelo novo coronavírus passou a ter o nome oficial de Covid-19. A decisão foi anunciada nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nome é um acrônimo do termo “doença por coronavírus” em inglês – coronavirus disease 2019.