Geral

Arapiraca segue a programação do folia de rua no centro e comunidades de Arapiraca

15/02/2020
Arapiraca segue a programação do folia de rua no centro e comunidades de Arapiraca

Prefeitura leva festa carnavalesca a comunidades do Município (Foto: Lucas Ferreira)

O Folia de Rua de Arapiraca, a maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas aconteceu no último final de semana, e reuniu mais de 15 mil pessoas, no Bosque da Arapiracas, de acordo com estimativas da Polícia Militar. Mas as comemorações continuam pela cidade, seguindo uma programação especial organizada pela Prefeitura.

Este ano, o Folia de Rua ganhou o seu mascote, a Arara, batizada pelo convidado especial, o Pinto da Madrugada, que veio da capital pelo terceiro ano consecutivo para participar da prévia em Arapiraca.

Arara

Na língua indígena, o nome da cidade, Arapiraca, significa “Árvore que arara visita”. A referência pretende transformar a arara carnavalesca em tradição, durante as prévias realizadas anualmente na Terra de Manoel André.
Com direito a marchinha carnavalesca, composta por Janu Leite e produzida pelo multiartista arapiraquense, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, faz alusão ao desenvolvimento econômico de Arapiraca e ao acolhimento característico do povo arapiraquense.

Desfile

Acompanhados de bonecos, estandartes, banda de frevo a dupla fez a festa dos foliões, que seguiram durante todo o percurso. E, no meio da multidão, o prefeito Rogério Teófilo, acompanhado da sua família, secretários municipais e servidores municipais, que participaram do bloco Tô Seguro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com frevo, irreverência e alegria, a Liga de Blocos acompanhou o abre-alas até o final do percurso, que foi organizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, com o contingenciamento de seguranças municipais (SM) e agentes de segurança viária (ASV) que garantiram a segurança aos foliões, junto ao trabalho da Polícia Militar.

A festa continuou, após o desfile, com show de Jorginho e Orquestra, em palco montado para o Folia de Rua. Maria Aparecida da Silva, uma das foliões, elogiou a organização e segurança do evento. “A Prefeitura está de parabéns por realizar essa festa linda e de graça. Eu vim com a minha família e estou achando tudo organizado e animado”, afirmou.

“O Folia de Rua de Arapiraca é o Carnaval da alegria, da família, que prestigia e faz bonito no Bosque. Não só os arapiraquenses, mas centenas de pessoas de outras cidades vêm participar com a gente dessa prévia, que já é tradição e reúne várias gerações. E a Prefeitura faz questão de valorizar e apoiar essa festa, junto com a Liga dos Blocos”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Blocos

Na lista de blocos que desfilaram e encheram de cor, música e alegria o Bosque das Arapiracas: Como é que é?, Dill na Avenida, Arroxa, Valeriano e CIA, Unidos do Gigante, Vaca Atolada, Tá Tô Besta, Celmatuor, Selinho Não é Beijo, Os Errados, Os Feios, Café Delas, Dr. Cuidar, Os Bregas Vips, Acesa, Tô Seguro, Zum Zum, Tengo Tengo, Bandinha do Dedé e A Pinta.

Bailinho de Carnaval

A Prefeitura também já transformou em tradição a festa dedicada às crianças, no Bosque das Arapiracas. Este ano, as famílias prestigiaram o Bailinho de Carnaval, comandado pela dupla Petequinha & Florzinha e pelo Palhaço Mixuruca e banda.

Carnaval Comunitário

Além das festas no Bosque das Arapiracas, a Administração Municipal está levando alegria e música à população, dentro da programação do Folia de Rua, com a realização do Carnaval Comunitário.

O prefeito Rogério Teófilo destacou a importância de levar serviços e também diversão até às comunidades, nas zonas urbana e rural do Município. “A nossa prévia carnavalesca foi um sucesso. Conseguimos organizar e oferecer uma festa com segurança e alegria a uma multidão de arapiraquenses e visitantes. Mas também estamos levando o Folia de Rua até às nossas comunidades, contribuindo com a alegria de crianças e adultos”, destacou o prefeito.

Na programação do Carnaval comunitário, a dupla Petequinha e Florzinha animam as famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de onze comunidades do Município.

Entre as localidades, Batingas, Pau D´Arco, Brisa do Lago, Canafístula, Mangabeiras, Santa Edwige, Poção, Jardim das Paineiras, Manoel Teles, Primavera e Vila São José.

Bloco na Rua

Na quinta-feira, dia 20, às 17h, o Bloco Mandacaru PM, com o apoio da Prefeitura,  vai fazer a festa para os foliões, com concentração na Praça Luiz Pereira Lima. Seguindo a tradição, acompanhado da Banda de Música do do 3°Batalhão, o bloco promete animar com as tradicionais marchinhas do carnaval.

Domingo de Carnaval

No domingo de Carnaval (23), a festa dos foliões está garantida. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, confirma a apresentação da Orquestra Vulcão Arapiraquense e show de Jéssyka & Banda, a partir das 17h, no Bosque das Arapiracas, Centro.