quinta-feira, 09 de Abril de 2020

Notícias

In:

AL vai intensificar investimentos em 2020, afirma governador na abertura do ano legislativo

Por Luciana Buarque
Governador Renan Filho destaca investimentos aos deputados estaduais

Governador Renan Filho destaca investimentos aos deputados estaduais/ Márcio Ferreira  

O governador Renan Filho participou, na manhã desta terça-feira (18), da abertura do ano legislativo de 2020. Aos deputados estaduais, o governador apresentou um balanço de 2019 e afirmou que, este ano, Alagoas trabalhará para ser o estado que mais investirá com recursos públicos entre todas as unidades da federação. No ano passado, Alagoas foi o segundo do país que mais investiu proporcionalmente à sua Receita Corrente Líquida (RCL).

“Todos nós esperávamos que 2019 fosse o ano da retomada econômica do país. Algumas coisas ocorreram, mas o Brasil não reencontrou o crescimento. O PIB nacional cresceu próximo de 1% e um país como o Brasil não pode crescer apenas isso. Aqui em Alagoas nós crescemos 2,44% e precisamos também crescer mais. Por isso vamos intensificar os investimentos do Estado este ano, e quem sabe assumir a ponta da tabela dos estados que mais investem do Brasil”, revelou o governador.

O equilíbrio fiscal alcançado por Alagoas nos últimos anos foi e continua sendo fundamental, afirmou Renan Filho, para a concretização desses investimentos. “Qualquer estado precisa de solidez fiscal para enfrentar os desafios. E hoje Alagoas é considerado um dos estados mais sólidos do Brasil. Isso vem se materializando ano a ano, e em 2019 fomos o segundo estado do país que mais investiu recursos públicos vis-à-vis a sua Receita Corrente Líquida. Foram investidos mais de 8% dessa receita na melhoria da saúde, segurança, educação, infraestrutura e, portanto, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o governador destacou os investimentos em saúde, como a entrega do Hospital da Mulher e as inaugurações previstas para este ano, a exemplo do Hospital Metropolitano, o maior investimento já feito na área em Alagoas; na educação, que deve melhorar ainda mais os indicadores de aprendizagem com os novos programas Criança Alfabetizada e Vem que Dá Tempo, lançados nesta segunda-feira (17); e na segurança pública, que registrou a maior redução da história no número de homicídios em 2019 – tendo Maceió o menor índice de violência dos últimos 30 anos; além dos avanços em infraestrutura e no turismo.

Renan Filho agradeceu à ALE pela relação harmoniosa com o Governo em prol do estado e pediu que o ano seja de trabalho conjunto: “Conclamo a Assembleia para um ano de diálogos, de alguns debates também, mas sempre sabendo que estamos juntos no mesmo barco. Hoje sinto mais segurança na nossa relação, para que a gente continue resolvendo os problemas de Alagoas. É isso o que os alagoanos esperam de nós e é isso o que entregaremos esse ano”.

Antes de finalizar seu discurso, o governador fez um apelo para que os deputados aprovem, antes do Carnaval, o projeto de Lei que permite o rateio das sobras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) entre os professores da rede estadual. “Vamos começar o ano oferecendo a essa categoria o rateio”, pediu.

O vice-presidente da Assembleia, deputado Galba Novaes, que presidiu a sessão solene, agradeceu ao governador pelo trabalho à frente do Estado. “Muitos estados não conseguiram cumprir as obrigações do ano passado e aqui estamos com tudo em dia”, destacou.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com