Geral

Sergey Katyrin diz que nível de cooperação no Brics não corresponde ao potencial

13/11/2019

O presidente da seção russa do Conselho Empresarial do Brics, Sergey Katyrin, disse que a cooperação entre os países do bloco ainda não “corresponde ao potencial”. Durante a sessão de abertura do Fórum Empresarial do Brics, Katyrin disse que é necessário analisar as barreiras que impedem a cooperação entre os países, como na área agrícola e química. “O Brics ainda é uma estrutura jovem, temos muito trabalho a fazer”, afirmou.

Ele lembrou ainda que há muito protecionismo no comércio entre os países e o mercado internacional está volátil. Katyrin defendeu a realização de operações em moedas nacionais e a ampliação de informações entre empresas e países do bloco. “As condições difíceis na arena mundial exigem que criemos soluções para crescimento de todos”, afirmou.

O presidente da seção da Índia do Conselho Empresarial Brics, Onkar Kanwar, também acredita que o bloco tem muito mais potencial de crescimento, apesar de já se mostrar muito potente. Ele citou a Índia como um exemplo de um dos países que podem crescer significativamente até 2024.

“O Brics tem um potencial muito maior ainda para crescer, principalmente no comércio entre os países”, afirmou. “Os problemas ainda são barreiras alfandegárias, processos lentos e a infraestrutura dos nossos portos, isso leva a aumento de custos. É uma razão pela qual apresentamos níveis baixos de comercio entre os países”, afirmou.

Kanwar citou ainda a importância da tecnologia 5G no agronegócio e áreas rurais. “Há necessidade de fortalecer os mecanismos de cooperação”, disse.

Autor: Lorenna Rodrigues e Camila Turtelli
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.