Alagoas

Potencialidades turísticas do Litoral Sul são debatidas em sessão especial

05/11/2019
Potencialidades turísticas do Litoral Sul são debatidas em sessão especial

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 4, uma sessão especial para debater as potencialidades turísticas do Litoral Sul do Estado de Alagoas. Proposta pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, deputado Marcelo Beltrão (MDB), a sessão discutiu a economia e a geração de emprego e renda naquela região, que abrange as cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo, com uma população de mais de 221 mil pessoas. “A sessão foi importante, pois pudemos discutir os avanços que são possíveis para a região Sul, além de, junto com o trade turístico, conhecermos os projetos do governo do Estado”, disse o propositor da sessão.

De acordo com Beltrão, a sessão serviu para unir a região em prol dos investimentos turísticos. “O objetivo foi debater, junto com os órgãos estaduais, secretarias municipais, prefeitos e o Trade Turístico, instrumentos para alavancar as potencialidades na região sul, ainda pouco explorados. Na região existem praias, lagoas, a foz do rio São Francisco e belezas naturais incríveis, sem contar o artesanato típico da região, e o turismo histórico e religioso, ainda muito pouco explorados”, disse.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, destacou a importância do debate. “O litoral Sul é uma das regiões mais bonitas do Estado. Precisamos criar uma situação de governança, entre todos os entes públicos e a iniciativa privada, para que desenvolver cada vez mais a região, assim como acontece com o litoral Norte”, afirmou. Brito disse ainda que é preciso “transferir os holofotes” para o litoral Sul. “Hoje precisamos de mais leitos e promoção do turismo em conjunto, principalmente em feiras de turismo pelo país. Tenho cobrado a presença nestas feiras e nos contatos com as operadoras de turismo para que isso possa se transformar em pacotes e consequentemente mais turistas na região”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade de Penedo, Pedro Soares, destacou o potencial da cidade e os eventos turísticos e culturais que estão previstos para Penedo neste final de ano. “Nossa cidade está pronta para o turista. Investimos muito na infraestrutura e o no sítio histórico. Enquanto região, precisamos trabalhar mais a integração dos municípios para que os turistas possam aproveitar as belezas naturais e históricas e pernoitar na cidade. Para se ter uma ideia, em Penedo terminou na semana passada um festival de música, no final deste mês tem o festival de cinema e em dezembro temos o Penedo Luz e o Festival de Coros”, destacou.

O presidente da Instância de Governança da Região Turística Lagoas e Mares do Sul, Marcos Jacinto, disse que o objetivo da instância, que foi constituída recentemente, é integral toda a região, já que segundo ele, existe uma discrepância muito grande entre algumas cidades turísticas do sul de Alagoas.

O presidente da Associação das Empresas da Barra de São Miguel e membro do trade de turístico, Djacir Pereira, falou da importância de divulgar o turismo da região em eventos nacionais e internacionais. “Recentemente estivemos em Minas Gerais e São Paulo fazendo um trabalho de divulgação turística e é isso que precisa ser feito só que em conjunto com todas as cidades. Fizemos também um trabalho na questão de hospedagem junto as principais operadoras do Brasil”, afirmou.

Ao final de sessão, foi formado um grupo de trabalho composto por representantes dos municípios da região com o objetivo de fomentar o turismo em conjunto. Participaram da sessão, o deputado Inácio Loiola (PDT); o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, o presidente da Rede Empresarial Caminhos do São Francisco, Antonio Melo; vereadores, secretários municipais, empresários, representantes do trade de turismo, do Sebrae e membros da sociedade civil organizada.