Geral

Novembro Azul: Ângela Garrote reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

06/11/2019
Novembro Azul: Ângela Garrote reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Deputada Ângela Garrote

A campanha Novembro Azul, que tem por finalidade chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também à saúde do homem, foi tema do pronunciamento da deputada Ângela Garrote (PP) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5. “Com o tema ‘Seja herói da sua saúde’, o Novembro Azul é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde, não só com relação à próstata, mas sobre uma série de exames que podem prevenir outras doenças”, observou Garrote.

A parlamentar destacou a gravidade do câncer de próstata e as dificuldades que o brasileiro enfrenta para diagnosticar a doença, que em muitos casos só é descoberta em pacientes em fase já avançada. “Um terço das descobertas são de câncer em estado já metastático. A cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil”, observou a deputada.

Ao prosseguir o pronunciamento, Ângela Garrote apresentou dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), dando conta que neste ano a estimativa é de que ocorram 68.220 novos casos da doença. Ainda segundo a estimativa divulgada, 630 novos casos devem aparecer em Alagoas em 2019. “Em contraste com os Estados Unidos, sabe-se que o diagnóstico em fase inicial é feito naquele país em 92% dos casos, o que dá ao paciente uma excelente condição de iniciar o tratamento e ter êxito”, destacou a parlamentar, reforçando que, com o cuidado precoce, através de cirurgias menos invasivas e melhor recuperação, nove em dez homens diagnosticados com câncer de próstata conseguem a cura.

O pronunciamento de Ângela Garrote foi aparteado pelas deputadas Fátima Canuto (PRTB), Jó Pereira (MDB), Flávia Cavalcante (PRTB) e pelos deputados Inácio Loiola (PDT), Davi Davino Filho (PP) e Cabo Bebeto (PSL). Todos parabenizaram a colega que tem se destacado por sua preocupação com a saúde dos alagoanos e ressaltaram a importância da campanha Novembro Azul.

“É preciso quebrar preconceitos durante o Novembro Azul e que os homens realmente se previnam, vão ao médico. Pois sabemos que a prevenção ainda é a melhor solução. Quanto mais cedo for detectado o câncer, mais chances as pessoas terão de cura”, observou a deputada Fátima Canuto. Já a deputada Jó Pereira aproveitou para fazer um apelo à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que observe a execução da emenda que garante recursos para o tratamento oncológico. Na opinião de Inácio Loiola, esse alerta vem contribuir e incentivar a população masculina em se preocupar com a prevenção em relação à doença.