Geral

Casamento coletivo une quase 250 casais em cerimônia do Jacintinho

09/11/2019
Casamento coletivo une quase 250 casais em cerimônia do Jacintinho

Cerca de 250 casais tiveram, nesta sexta-feira (8), muitos motivos para sorrir e comemorar. É que foi realizado, no Jacintinho, finalizando a Semana Nacional de Conciliação, um casamento coletivo, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Casa de Direitos, e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Os noivos tiveram redução das taxas cobradas para a realização de união civil em cartórios tradicionais. Juntos há três anos, o casal Roseane Sabino e Carlos Alberto viu na ação da Seprev a oportunidade de oficializar a união. “Estamos muito felizes em poder realizar nosso sonho na data de hoje. Agora sim estamos completo: somos um casal de verdade”, enfatizou os noivos.

Segundo a juíza de Direito, Emanuela Porangaba, que realizou a cerimonia, a ação é importante para regularizar a situação de vários casais, além de aproximar as pessoas do poder judiciário.

“O casamento é a ação que mais gosto de fazer. Casar não é fácil, é necessária muita paciência, dedicação,  perdão. Mas fico muito feliz em saber que ainda existem tantas pessoas acreditando no sentimento bom do casamento”, disse a juíza.

Para o secretário-executivo da Seprev, Erivaldo Teixeira, a parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas está sendo uma oportunidade de comprovar de que com acesso à justiça e à cidadania pode ser fortalecido todo o trabalho de prevenção à violência. “Isso traz uma resposta clara para o que estamos construindo na Casa de Direitos. É possível sim promover uma cultura de prevenção à violência possibilitando uma proximidade com os direitos da população. A Seprev também tem esse papel fundamental de fortalecer laços, sobretudo os laços familiares”, destacou.

Além do casamento comunitário,Que contou ainda com apresentação da Banda do Ronda no Bairro,  a Seprev, por meio da Casa de Direitos, proporcionou à população do Jacintinho uma semana de acesso à cidadania, durante a Semana Nacional de Conciliação.