Geral

Prefeitura leva painel para programação do Mcz Play em Jaraguá

19/09/2019
Prefeitura leva painel para programação do Mcz Play em Jaraguá

A Prefeitura de Maceió vai participar das discussões do Mcz Play, evento que será realizado, em Jaraguá neste sábado (21) e domingo (22) pelo Sebrae Alagoas com apoio do Município. A programação envolve criatividade, novas economias, inovação e cultura local.

Engajar e ampliar projetos. Estes são objetivos da participação da Prefeitura no evento, segundo a secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida. “Os nossos painéis e oficinas irão mostrar à sociedade como a inovação está sendo desenvolvida, na prática, pelo ensino superior. É uma forma de aproximar as discussões que acontecem na academia com a sociedade, entender o que a sociedade também pensa e fazer o engajamento entre as instituições. Com isso, pretendemos ampliar os projetos para obter um resultado maior”, disse.

No sábado, haverá o painel Urbanismo colaborativo e arte urbana interativa, que contará com a apresentação de Izadora Laner. Ela é diretora de pesquisas do Instituto COURB – Instituto de Urbanismo Colaborativo, organização sem fins lucrativos, fundada por jovens de diversas áreas de atuação que buscam melhorar a vida das pessoas nas cidades. O urbanismo colaborativo abrange um conceito amplo de participação de diferentes personagens da sociedade no planejamento e implementação de ações no espaço urbano.

O painel terá a participação de Fernanda Cortez, secretária-adjunta municipal de Cidade Inteligente, que falará sobre o Programa Cidade Inteligente, de Graziella Helena Fritscher, secretária-adjunta municipal de Turismo, que abordará o Projeto Circuito Cultural WAYFINDING, que visa trazer placas informativas aos pedestres que trafegam no bairro histórico de Jaraguá, e Jannyne Barbosa, diretora técnica do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), que falará sobre um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para o Centro Pesqueiro de Jaraguá.

Uma das primeiras ações de gestão foi o lançamento de um edital de intervenção artístico-urbana no bairro de Jaraguá para iniciar a conexão dos pescadores com o novo equipamento estruturado e com o bairro. A intervenção dos dois artistas ganhadores do edital, Rafael Santos e Wado, terá início durante a oficina de Urbanismo colaborativo e arte urbana interativa, que ocorrerá no dia 22, durante o MCZ Play.

A oficina iniciará do Largo do Misa, a partir das 14h30, com a apresentação do Case do Coletivo Aqui Fora, sobre ações com a comunidade na Lagoa Mundaú, trabalho apresentado pelas arquitetas urbanistas co-fundadoras do Coletivo Carla Mendes Alves Pinto e Mariana Melo. Em seguida haverá a visita dos alunos de arquitetura do Cesmac, FAT e Unit ao Jaraguá para subsidiar o desenvolvimento de arte urbana interativa que será proposta por cada Instituição de Ensino Superior e finalizará com o trabalho dos artistas realizando suas implantações no Centro pesqueiro e no paredão da praça Dois Leões.

As Instituições de Ensino Superior que fazem parte do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação estarão no Painel Diálogos sobre a Lei de Inovação de Maceió. Reforçando que a Universidade Federal de Alagoas e o Cesmac assinaram a carta de compromisso com a Prefeitura de Maceió e o Sebrae, aderindo a Rede Brasileira de Cidade Inteligente e Humana.

O segundo painel ocorrerá no domingo às 15h30 e será divido em três palestras. A primeira terá a participação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Ifal: Ações e Desafios no Contexto Regional”, ministrada pela professora Cristiane Francisco. A segunda será “Inovações Tecnológicas: da universidade para a sociedade” com Jessé Marques e Aldenir Feitosa do Programa de Pós Graduação em Análise de Sistemas Ambientais do Cesmac.  Já a terceira palestra terá o tema “A inovação na Ufal” com a professora Eliana Almeida, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Ufal.

A mediação dos três momentos será feita por Ary Santiago Neto, secretário-adjunto de Inovação do Gabinete de Governança. “Vamos apresentar os trabalhos que as instituições vêm desenvolvendo e de que forma eles contribuem para cidade de Maceió, tanto para a sociedade quanto para a gestão pública municipal”, reforça Neto.

A secretária-adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, ressalta ainda que a Prefeitura mantém iniciativas para manter Maceió inserida num contexto sustentável. “O GGOV estará nos dois dias de evento com workshop, palestras, diálogos e oficinas, difundindo todas as ações que temos tratado sobre cidade inteligente e inovação. Estaremos em discussões com as universidades, que fazem parte da rede de colaboração que estamos criando entre Prefeitura, empresas e Instituições de Ensino Superior de Maceió. A nossa meta é construir uma cidade mais humana, inteligente, sustentável e criativa”, disse.

O evento

O Mcz Play é um evento colaborativo sobre economia com foco no empreendedorismo criativo que acontecerá na Praça Dois Leões, Misa, Iphan, Associação Comercial e Centro Pesqueiro. Haverá atividades simultâneas, como bate-papos, oficinas, música, feirinha cool, exposição de artesanato, uma praça ao estilo Urban Hacking e três auditórios com painéis temáticos. As atividades na Praça dos Leões são gratuitas.

Para participar das oficinas do Mcz Play, o interessado deve realizar a inscrição aqui, site que também disponibiliza a programação completa do evento.