Geral

Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

22/08/2019
Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

Nesta terça-feira (20), os 32 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomaram posse. O evento, que contou com a presença do prefeito Rogério Teófilo aconteceu no Centro Administrativo e reuniu vários representantes da luta pela acessibilidade.

Do total de membros empossados, há representantes da sociedade civil e os demais que somam para o poder público e suplentes. Eles serão responsáveis pelo trabalho que envolve o diálogo com os órgãos públicos, as associações, empresas privadas, escolas e demais representações, tendo em vista o fortalecimento e a revisão das políticas públicas que atendam as necessidades do público-alvo do Conselho.

O prefeito Rogério Teófilo parabenizou os trabalhos realizados por todas as instituições presentes em prol da pessoa com deficiência. “O trabalho que vem sendo realizado por nossa equipe agrega com as ações realizadas com as experiências das entidades. Gostaria de parabenizá-los e quero que saibam que cada um de vocês podem contar comigo e com a prefeitura”, destaca o prefeito.

Entre as competências dos conselheiros está a formulação, acompanhamento e fiscalização do cumprimento da política municipal dos direitos da pessoa com deficiência; elaboração de leis; fiscalização dos serviços prestados pelos órgãos governamentais e pela sociedade civil a esse público, dentre outras. Isso porque o conselho é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Os membros empossados do Conselho permanecem na condição de conselheiros no biênio 2019/2020, quando novas eleições para os cargos devem ser realizadas. Além dos programas específicos de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, a Prefeitura também realiza ações de mobilização pela causa, dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e demais ações com outras secretarias.

DOAÇÃO DE TERRENO

Na ocasião, o prefeito Rogério Teófilo doou um terreno para a Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca (Adfima), visando melhorar reconhecer valores, auxiliando nas necessidades para melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência.

A Adfima vem desenvolvendo o seu trabalho nesses 30 anos em Arapiraca e ajudando muitas pessoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapiraca.