Cidades

Projeto Renascendo promove práticas sustentáveis de convivência com o semiárido em Dias de Campo

12/07/2019
Projeto Renascendo promove práticas sustentáveis de convivência com o semiárido em Dias de Campo

Oficinas para disseminação de práticas sustentáveis, como a tecnologia Solo-cimento de recuperação de nascentes e saneamento ecológico. (Foto: André Souza)

Os Dias de Campo são atividades vivenciadas nas comunidades, com práticas relacionadas às tecnologias sustentáveis utilizadas pelo Projeto Renascendo, como:  barramentos de enxurrada, técnica solo-cimento de proteção de nascentes e reflorestamentos. As vivências acontecem nos municípios participantes, durante os meses de julho e agosto: Pariconha/AL (16/07), Água Branca/AL (17/07), Canapi/AL (19/08), Tacaratu/PE (12/08), Mata Grande/AL (22/08) e Inhapi/AL (23/08).

O objetivo é que os/as multiplicadores/as vivenciem os bioprocessos do bioma caatinga, aprendam as técnicas e tenham uma visão sistêmica de como elas se articulam para contribuir com a segurança hídrica e ambiental no sertão. Para Ana Cristina Accioly, assessora de educação ambiental, “pretende-se que estes Dias de Campo agreguem vivências e conhecimentos que possam inspirar e qualificar ainda mais as ações de sustentabilidade dos/as multiplicadores/as, que levarão estes conhecimentos para as comunidades”.

O Renascendo atua diretamente na formação de 150 multiplicadores ambientais, que compõem a Rede Renascendo de Educação Ambiental, “são os multiplicadores que protagonizam as ações de educação ambiental, envolvendo mais sujeitos e articulando parcerias. Os Dias de Campo são parte do itinerário pedagógico de formação destes/as multiplicadores/as”, afirma Ana Accioly.

Ao todo, serão realizados 6 encontros dos Dias de Campo, um em cada município de atuação, com a participação de 15 multiplicadores/as por encontro. A formação contará com as parcerias técnicas do Projeto OPARÁ: Águas do São Francisco, realizado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda e Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando na recuperação de áreas degradadas da Caatinga, da Bacia hidrográfica do Rio São Francisco, no sertão de Sergipe e Alagoas; E do Prof. Ulysses Cortez, biólogo e mestre em Ecologia, professor aposentado da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, que desenvolve pesquisa sobre o Ouricuri.

O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Com o apoio da SEMARH – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, da SESAU – Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.