Política

Ministro da Saúde recebe Severino Pessoa e viabiliza implantação do Hospital Universitário no Agreste

18/07/2019
Ministro da Saúde recebe Severino Pessoa e viabiliza implantação do Hospital Universitário no Agreste
Foto: Assessoria

Severino Pessoa e a vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, estiveram com o ministro nesta quarta-feira

O sonho de um Hospital Universitário Federal funcionando na região Agreste de Alagoas está bem próximo de se tornar realidade. Após ser recebido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o deputado federal Severino Pessoa (PRB) se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que manifestou total apoio ao projeto do parlamentar alagoano.

Durante a reunião, que contou com a presença da vice-prefeita Fabiana Pessoa (PRB), o deputado alagoano explicou que Arapiraca é uma cidade polo, para onde convergem mais de um milhão de pessoas, sendo inclusive referência na área de saúde. Segundo Pessoa, o funcionamento de um Hospital Universitário na região será de fundamental importância para a população do Agreste e Sertão.

“Nosso projeto foi bem recebido pelo ministro Onyx e hoje pelo ministro Mandetta. Não tenho dúvidas que ambos, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, apontarão os melhores caminhos para que o projeto seja concretizado”, frisou Pessoa.

O deputado lamentou ainda que a ineficiência dos serviços de atenção básica em alguns municípios, incluindo Arapiraca, tem superlotado os poucos hospitais da cidade e, por conta da falta de estrutura, muitos pacientes permanecem por horas aguardando serem atendidos.

“O povo arapiraquense e da região não aguenta mais tanta humilhação para ter acesso a um direito básico, que é a Saúde. Conheço muita gente que prefere se submeter a tratamentos paliativos em casa do que permanecer horas sentado num corredor de hospital sendo medicado com soro fisiológico e depois liberado sem a devida atenção”, frisou o parlamentar.

Com o projeto em mãos, o ministro Mandetta se comprometeu em agilizar todos os trâmites burocráticos junto ao presidente Bolsonaro, a fim de que, num curto espaço de tempo, a construção do primeiro Hospital Universitário do interior alagoano seja concretizada.

BENEFÍCIOS

De acordo com o deputado Severino Pessoa, a população de Arapiraca e região terá um importante ganho com a chegada do Hospital Universitário que, além de ser um hospital escola na formação de profissionais da Saúde, deverá agregar novos empregos na área, seja através de concurso público e contratação terceirizada.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será uma das maiores beneficiadas com o empreendimento, visto que desde 2016 a instituição oferta curso de Medicina no campus Arapiraca. Antes os estudantes da região tinham que estudar na capital ou até mesmo fora do Estado.

Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologias na área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para diversas patologias. Isso garante maiores padrões de eficiência à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.