Geral

Mutirão da Dengue chega à Mangabeiras, usando o peixe candunda como agente de combate

12/06/2019
Mutirão da Dengue chega à Mangabeiras, usando o peixe candunda como agente de combate

O compromisso é exterminar o Aedes Aegypti em todo o município.

Para isso, a Prefeitura de Arapiraca tem realizado diversos mutirões da Dengue por toda cidade, tendo como propósito, eliminar todos os focos e livrar a população das doenças transmitidas por esse mosquito.

Na manhã desta terça-feira (11), os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) saíram pelas ruas do bairro Mangabeiras, orientando a comunidade sobre os riscos ocasionados pelo Zika Vírus, Chikungunya e a Dengue.

Dessa vez, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cláudio Barbosa, levou para as localidades um grande aliado para essa batalha, o peixe candunda.

“O peixe é viável nessa situação, eles se alimentam das larvas, ovos ou polpa do mosquito. Assim, impede aumento dos focos do mosquito. Esse é um peixe pequeno e com reprodução acelerada geralmente encontrado em açudes e riachos. Essa foi mais uma alternativa que encontramos, pois foi visto que a larvicida já não estava resolvendo”, apontou o coordenador.

Segundo indicou o supervisor do CCZ, Francirley Souza, a tendência é ampliar o trabalho com a candunda, uma vez que esse é um tratamento biológico.

“Esse método já está sendo realizado em grande parte do município. Bairros como João Paulo II, Olho D’Água dos Cazuzinhas e Cacimbas foram alguns dos que foram contemplados com essa ação, mas a intenção é de atender a toda Arapiraca. Como é biológico, esse produto não causa risco algum à população”, destacou o supervisor.

Complementando as atividades desta manhã, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Dom Constantino Lüers atuaram como agentes multiplicadores, repassando a informação para os seus familiares e amigos.