Cidades

Cibele Moura destaca em Palmeira dos Índios importância da mulher em espaços de liderança

12/06/2019
Cibele Moura destaca em Palmeira dos Índios importância da mulher em espaços de liderança

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) participou, nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, de audiência pública que debateu o tema “A importância da mulher em posição de liderança”. A parlamentar foi uma das convidadas do evento, realizado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa. 

Durante o debate, Cibele fez um pronunciamento destacando o avanço da participação feminina na política, mas disse que ainda há muito a ser feito. Da Tribuna da Câmara, a deputada disse ser uma das primeiras vezes “que uma cidade dá oportunidade de ter uma mesa formada exclusivamente por mulheres”. 

“A gente pode olhar e achar que é simples. Que uma mesa formada por mulheres líderes é natural, mas muitas vezes é o contrário. A gente vai para eventos e não tem nenhuma mulher na mesa. Quando tem é uma, duas.  E não é porque a mulher é menos capaz. É porque a gente ainda não conseguiu chegar. Mas a gente vai conseguir”, afirmou Cibele. 

Ela entende que o processo é lento, mas que tem como reverter. “É devagar, mas é um crescimento e todo crescimento merece ser comemorado, é sinal de que a gente está no caminho certo”, afirmou. 

Cibele Moura  citou como exemplo a bancada feminina da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), a maior da história do parlamento, com cinco deputadas. Por outro lado, lembrou que para a bancada federal apenas uma parlamentar conseguiu se eleger. 

O número de mulheres eleitas para a Câmara Federal e a Assembleia aumentou, porém, apesar de a presença feminina ter crescido, o número ainda é pequeno. Na Assembleia, o aumento representa 18,5% e na Câmara, somente 11,1%”. 

Em Alagoas, ressaltou Cibele, “um dado chama a atenção: 85% dos vereadores eleitos no Estado, ou 917, são homens e apenas 15%, ou 159 são mulheres. Uma das maiores diferenças em todo o Brasil”, disse.  

Para a deputada, são muitos os desafios ainda. “Maior investimento em políticas públicas específicas que insiram a mulher no mercado de trabalho, que deem dignidade com cuidados específicos na saúde, com maior incentivo à representatividade política”, destacou.