Geral

Após denúncias: Comissões de Cidadania e Direito Médico da OAB visitam Hospital Santa Rita

07/06/2019
Após denúncias: Comissões de Cidadania e Direito Médico da OAB visitam Hospital Santa Rita

Comissão de Direitos Humanos e da
Comissão de Cidadania da 3ª subseção da OAB/AL, os advogados Dr. Flávio Barbosa, Dr. Ivan
Tenório Barros e Dr. Elias Henrique visitam HSR

Na manhã desta quinta-feira (06/06), integrantes da Comissão de Direito Médico, Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Cidadania da 3ª subseção da OAB/AL, visitaram o Hospital Regional Santa Rita em Palmeira dos Índios após relatos e reclamações de usuários  do SUS.

De acordo com os membros da comitiva, o objetivo da visita foi conferir o cotidiano da unidade de saúde. A comissão produzirá um documento público com as conclusões da vistoria. Os advogados foram recebidos pelo provedor do nosocômio e pela diretoria administrativa, na oportunidade, esclareceram sobre dúvidas relacionadas ao tempo de espera para o atendimento dos pacientes e sobre as dificuldades em gerenciar a instituição com um orçamento “apertado”.

“A 3ª subseção da OAB/AL é sempre bem-vinda ao Santa Rita, por ser uma forma direta de falar com a população da nossa cidade, nosso público final”, relata Dr. Roberto Salgueiro. Os integrantes visitaram a enfermaria, unidades de terapia intensiva (UTIs), emergência, ambulatórios, acompanhados pela Dra. Ariádine Barros, Dr. Pedro Gaia, Dr. Roberto Salgueiro e pela administradora Grace Monteiro.

“Viemos fazer uma vistoria e fomos muito bem recebidos pela diretoria, tivemos livre acesso ao hospital”, explica o presidente da Comissão de Direito Médico, Dr. Flávio Barbosa. “Observamos tudo muito limpo em todos os setores do hospital, a maioria dos leitos está ocupada – tanto em enfermarias quanto em UTIs. Saio daqui satisfeito”, revela o advogado.

Aponta o presidente da Comissão de Cidadania, Dr. Ivan Tenório Barros que “a visita teve como objetivo precípuo o esclarecimento de algumas ocorrências que foram trazidas às comissões e como resultado, obtivemos dados importantes que, com certeza, nos servirão de base para a feitura do documento final”.

E acrescenta: “Esse processo de aproximação institucional confere mais transparência à gestão das verbas públicas e quem sai ganhando é a população de Palmeira e região”. Por fim, o advogado Elias Henrique, representando a Comissão de Direitos Humanos, enfatizou a importância de se manter um atendimento humanizado para os usuários do Hospital Santa Rita, sempre priorizando a empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante. Também foi informado da existência da Ouvidoria própria do Hospital, explica:  “esse pode ser um instrumento de esclarecimento à população sobre algumas situações e um canal relevante para a análise e melhoramento dos serviços que são prestados.”