Política

MDB/AL reúne dirigentes partidários para passar informações sobre a eleição de 2020

21/05/2019
MDB/AL reúne dirigentes partidários para passar informações sobre a eleição de 2020

Na reunião foram passadas importantes informações sobre a eleição de 2020

O diretório estadual do MDB reuniu nesta segunda-feira, 20, em sua sede no bairro da Mangabeiras, prefeitos e dirigentes de diretórios municipais para discutir algumas questões importantes em relação a disputa eleitoral do próximo ano. A reunião teve a presença do senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas, do deputado estadual Galba Novaes, presidentes dos núcleos da Mulher e da Juventude, vice-prefeitos e vereadores.

Um dos assuntos importantes discutidos na reunião é a necessidade de que os dirigentes municipais realizam até o dia 30 de junho deste ano, convenções em seus respectivos municípios para regularizarem os diretórios, transformando aqueles que ainda são comissões provisórias em diretório. Outra questão importante se trata de regularização dos CNPJ das comissões ou diretórios para que assim possam disputar a próxima eleição, conforme exigência da Justiça eleitoral.

Uma das novidades da eleição municipal de 2020 é o fim das coligações proporcionais para a disputa de vagas nas Câmaras Municipais de Alagoas. Com a mudança, cada partido deverá apresentar um número de candidatos dos sexo masculino e feminino, disputando o pleito de forma separada. A presença de mulheres nas chapas proporcionais nos municípios, foi defendida pela presidente do MDB Mulher, a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida.

Para ela, ‘é fundamental a presença feminina na chapa proporcional, mas com candidatas capazes de disputar a eleição em condições de alcançar um mandato’. O alerta decorre em virtude do problema verificado na eleição presidencial do ano passado, onde alguns partidos estão sendo investigados pela Justiça eleitoral sob a acusação de terem apresentado candidatas do sexo feminino apenas para receberem recursos e repassarem aos partidos como forma de financiar campanhas de candidatos do sexo masculino com maior potencial eleitoral.

Prefeitos, dirigentes, entre outros, participaram da reunião

Após a reunião, os dirigentes municipais receberam uma pasta contendo todas as informações necessárias para que possam realizar a convenção municipal dentro do prazo previsto em lei, ou seja, até o próximo dia 30 de junho. O MDB é o maior partido de Alagoas e possui comissões em todos os 102 municípios, além de ter o maior número de prefeitos, vices, vereadores e uma grande bancada na Assembleia Legislativa estadual.