Geral

Legislação sobre Brexit sai até sexta e quero votação na Câmara em junho, diz May

22/05/2019

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, foi ao Parlamento de seu país nesta quarta-feira defender sua estratégia de apresentar uma nova versão do acordo de saída da União Europeia, o Brexit. Segundo ela, esse acordo será apresentado para discussão no Legislativo após o recesso da Câmara dos Comuns, que começa amanhã, com retorno previsto dos deputados ao trabalho para 4 de junho. A intenção do governo, segundo ela, é divulgar ao público essa legislação já nesta sexta-feira e que a votação dos legisladores britânicos ocorra no início de junho.

May voltou a insistir que é preciso respeitar a decisão do primeiro plebiscito pela saída do país do bloco. “Temos a responsabilidade de entregar o Brexit à população”, argumentou. Ela disse que não mudou sua opinião sobre um eventual segundo plebiscito.

Caso não seja aprovado o acordo fechado entre o governo e a UE, May disse que as alternativas serão uma saída sem acordo ou a decisão dos legisladores de que será preciso uma segunda votação popular sobre o tema. Ela disse que, pessoalmente, não concorda com um novo plebiscito, insistindo na necessidade de se respeitar o resultado do primeiro.

Legisladores questionavam a falta de mudanças nesta nova versão do acordo, a partir dos relatos de May. A oposição do Partido Trabalhista defende agora a saída da premiê do poder, afirmando que há pouco tempo para uma solução do impasse em relação ao Brexit.

Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.