Geral

Atividade no 4º trimestre de 2018 teve ritmo aquém do esperado, diz ata

26/03/2019

Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada na manhã desta terça-feira, 26, os membros do colegiado reconheceram que o ritmo da atividade econômica ficou abaixo do esperado no quarto trimestre de 2018, gerando um carregamento estatístico desfavorável para o início de 2019.

Conforme a ata, as projeções de crescimento para o PIB – inclusive aquelas compiladas no Relatório de Mercado Focus – recuaram desde a divulgação das Contas Nacionais para o último trimestre do ano passado, refletindo, em boa medida, o nível mais baixo para o Produto Interno Bruto ao fim de 2018 – ou seja, o chamado carregamento estatístico.

Além do carregamento estatístico, o BC avalia que “parte das revisões para o crescimento em 2019 parece refletir, também, indicadores preliminares disponíveis para os primeiros meses do trimestre corrente”.

Apesar das revisões, o Copom indicou que “as projeções para o crescimento do PIB na margem – ou seja, do primeiro ou segundo trimestres em diante, em relação aos trimestres anteriores – não sofreram alterações relevantes”. “Essa dinâmica é consistente com o cenário básico do Copom, de recuperação da economia brasileira em ritmo gradual”, acrescentou o colegiado.

Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.